Comissão da PMA avalia situação da área das mangabeiras

Planejamento e Orçamento
05/06/2009 17h12
Início > Notícias > Comissão da PMA avalia situação da área das mangabeiras

Representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estiveram na manhã desta sexta-feira, 5, no bairro Novo, ao lado do Santa Maria, para fazer uma visita técnica à área das mangabeiras. Originalmente pertencente à União, o terreno foi cedido ao município para a construção de unidades habitacionais do projeto ‘Minha Casa Minha Vida'.

A visita foi motivada pelo fato de haver famílias cuja sobrevivência depende diretamente da área onde estão as mangabeiras. "Viemos visitar o local para definir detalhes do projeto social que a gente vai desenvolver para beneficiar as famílias que trabalham na catação e venda da mangaba nesta região", explicou o secretário adjunto de Planejamento, Dulcival Santana.

De acordo com ele, como o objetivo é resolver o impasse e não impor uma solução, uma comissão formada por representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Fundação Municipal de Trabalho e Renda (Fundat), foi até o local para verificar in loco qual a real situação da área.

Como a região foi doada ao município pela União com o objetivo específico de viabilizar o programa ‘Minha Casa Minha Vida', o que se pensou inicialmente foi criar um projeto de qualificação de pessoal para geração de emprego e renda, de acordo com o presidente da Fundat, Carlos Magno.

Durante a visita, não foi observado nenhum catador de mangaba na região, contudo, Dulcival Santana afirmou que vai procurá-los para discutir a situação em conjunto. "Sabemos que existe uma associação de catadores de mangaba. A gente vai convidar os representantes dessa associação para uma reunião e, a partir daí, catalogá-los e conversar com cada família individualmente", explicou.