A população de Sergipe ganhou nesta segunda-feira, 8, três novas unidades de combate especializado ao crime. O vice-prefeito de Aracaju e secretário de Planejamento, Sílvio Santos, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na inauguração, junto ao governador Marcelo Déda. A maior novidade é o hangar onde funcionará a base para o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no bairro Santos Dumont, na capital.
Também foram entregues no mesmo espaço carros e motos para atuação dos recém-criados Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam) e Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati). Juntas, essas novas unidades reforçarão o atendimento a chamados emergenciais de todas as modalidades, sendo que o GTA atuará de maneira mais forte em operações que precisem de cobertura aérea. Já o Getam irá combater assaltos feitos por motociclistas na Grande Aracaju e o Gati aumentará a resposta policial nos municípios do interior.
O evento foi aberto com a saudação dos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ao governador Marcelo Déda e demais autoridades presentes. Em seguida foi realizada a benção das novas instalações e equipamentos pelo capelão católico da PM, capitão Juarez Santos. As palavras do padre também lembraram o major Álvaro Jorge de Carvalho, piloto da PM de Sergipe falecido durante acidente em missão aérea no Espírito Santo, no ano de 2007. O prédio que abriga o novo GTA, no Aeroclube de Sergipe, recebeu o nome do militar.
O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, destacou o empenho do Governo de Sergipe e da SSP para dar uma nova capacidade de reação à Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros no enfrentamento à violência e prestação de serviços à população em todo o estado. O experiente policial reiterou que a Secretaria e as instituições a ela ligadas não medirão esforços na prevenção e repressão ao crime. "Esses investimentos criam novas ferramentas para tornar esse trabalho mais eficiente e eficaz", resumiu Eloy.
E também foi com palavras sobre o fortalecimento dos mecanismos de combate ao crime em Sergipe que Marcelo Déda iniciou sua fala. "É com satisfação que hoje damos mais um passo para o cumprimento do Plano Estadual de Segurança Pública que, há dois anos atrás foi elaborado envolvendo técnicos, policiais e gestores públicos das mais diversas áreas da segurança pública no estado. Nós nos aproximamos hoje da conclusão de mais de 80% do que foi planejado no plano, do ponto de vista de investimentos do Governo", informou o governador.
Déda ainda louvou a modernização da SSP com os novos aparelhos. "Essa aeronave e os demais veículos foram comprados para dar reforço às operações de enfrentamento ao crime, para agregar tecnologia às forças de segurança do estado de Sergipe. Essas são ferramentas indispensáveis, pois racionalizam a atuação dos policiais e aproximam, agilizam o atendimento à população. Quanto mais essas ferramentas servirem à população, mais forte será a contrapartida ao público dos investimentos do Governo do Estado", reforçou.
Para o vice-prefeito, a entrega do prédio e dos veículos foi mais uma demonstração do compromisso do governador Marcelo Déda em relação à segurança pública no estado. "Esses são recursos extremamente necessários para a modernização da nossa polícia. À medida que a criminalidade avança, é preciso que tenhamos as melhores condições para fazer frente a essa criminalidade. O Governo de Sergipe não tem medido esforços para que a polícia tenha uma atuação cada vez mais forte e contundente contra o crime", destacou Sílvio Santos.
Também prestigiaram o ato a deputada estadual Tânia Soares, o secretário de Estado de Governo, Bosco Costa, o diretor-presidente do Departamento Estadul de Trânsito, Francisco Dantas, os comandantes-gerais da Polícia Militar, coronel José Carlos Pedroso, e do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson dos Santos; o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista Santos, além de representantes da Força Aérea Brasileira, entre outras autoridades e representantes de entidades de classe de profissionais ligados à SSP.