SMTT alerta sobre risco de acidentes provocados pelo álcool

Transporte e Trânsito
10/06/2009 17h18

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), todos os anos, cerca de 500 mil pessoas ficam feridas em acidentes de trânsito no Brasil. Com a chegada das épocas comemorativas, sobretudo nos feriados, como o desta quinta-feira, 11, (Corpus Cristhi), o risco de acidentes aumenta. Entre as causas, a campeã é o consumo de álcool. Para alertar os motoristas sobre os perigos que envolvem a combinação de bebidas alcoólicas com direção, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da (SMTT) da Prefeitura de Aracaju está realizando uma campanha de redução de traumas.

Nesta quarta-feira, 10, durante todo o dia, toda a equipe de educação para o trânsito da SMTT, realizou um pedágio educativo na rotatória da avenida Beira Mar, próximo à ponte do shopping Riomar. Com roupas de São João, os profissionais distribuiram panfletos confeccionados em papelão com a mensagem: "Que papelão! Beber e arriscar a vida dirigindo". O material  também  relacionava  os perigos de dirigir embriagado e trazia orientações aos condutores.

"Além de alertar sobre os cuidados, decidimos nos vestir com roupas juninas porque os festejos vêm aí e sabemos que eles favorecem o consumo de bebidas alcoólicas. As pessoas costumam ir para a festa com seus veículos, colocando suas vidas em risco. O ideal é que elas usem o serviço de táxi ou não bebam se estiverem dirigindo, porque pode até ser uma noite de alegria, mas o desfecho pode ser trágico", explica Rita de Cássia, da coordenadoria de educação para o trânsito da SMTT.

Tempo de alerta

Para o universitário Pablo Ribeiro, campanhas como essa são muito importantes. "Os festejos juninos estão chegando, vem o forró e para dar gás para dançar a noite toda a gente toma a famosa cervejinha. O problema é que a gente acha que nada vai acontecer com a gente, que somos os melhores motoristas", lembra.

De acordo com o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, para diminuir os acidentes de trânsito é essencial que as pessoas parem de consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir, já que o motorista fica mais lento e impossibilitado de tomar qualquer decisão na direção que necessite de movimentos ágeis.

"Para que uma pessoa responda adequadamente a determinado estímulo, é necessário que ela esteja alerta, caso contrário poderá causar um acidente. Com a bebida alcoólica, o estado de alerta é afetado, fazendo com que as pessoas respondam com menor rapidez em situações de emergência", explica Samarone.