Aniversário da Batalha do Riachuelo é comemorado em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2009 16h41

Os 144 anos da Batalha Naval do Riachuelo foram comemorados na manhã desta quarta-feira, 10, na Capitania dos Portos de Sergipe, localizada na avenida Ivo do Prado, em Aracaju. Na solenidade, o comandante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o major Edênisson da Paixão, representou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Para ele, a batalha marca um momento ímpar na história do país, pois representa a garantia da soberania brasileira. Opinião semelhante foi externada pelo governador Marcelo Déda, também presente à cerimônia.

Déda falou ainda da importância da Marinha para o país. "Não há como uma nação garantir soberania sem possuir Forças Armadas organizadas, modernas e bem equipadas", afirmou.

O capitão dos portos de Sergipe, Vanley Monteiro Soares, frisou o prestígio da Marinha junto ao governo. De acordo com ele, o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo é motivo de orgulho, pois representa um compromisso com os valores democráticos e os interesses nacionais.

Batalha do Riachuelo

A Batalha Naval do Riachuelo marca a participação do Brasil na Guerra do Paraguai, confronto em que o Paraguai tentou conseguir uma saída para o mar, conquistando territórios da argentina e do Uruguai. A batalha foi travada no rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na Argentina, e terminou com a vitória da esquadra brasileira, comandada por Francisco Manuel Barroso da Silva.

A conquista tornou impossível a permanência das forças paraguaias em território da Argentina e foi decisiva para a Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, pela Argentina e pelo Uruguai, que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina até a fronteira com o Paraguai.