Agentes são capacitados para utilização de novo larvicida contra a dengue

Saúde
10/06/2009 17h31

Agentes de endemias da 1ª e 2ª regiões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão sendo capacitados para utilização do novo inseticida na eliminação da larva do mosquito da dengue, o Diflubenzuron. A capacitação, que aconteceu nesta quarta-feira no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) através do Programa Municipal de Controle da Dengue.

A mudança do larvicida utilizado no combate ao Aedes aegypti começa a ser aplicada nas residências a partir do mês de julho. Nesta capacitação, o agente é orientado a fazer a diluição do veneno antes de aplicá-lo nos tanques e recipientes, não tampados, que servem como reservatório de água. "Os agentes vão conhecer melhor o produto e aprimorar o processo de cubagem, que é o cálculo matemático para saber aplicar o larvicida de acordo com o volume de água", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante.

Todos os 232 agentes de endemias distribuídos pelas oito regiões que compõem a saúde municipal serão capacitados. Nesta oportunidade, passaram pelo curso os agentes da 1ª e 2ª regiões, que abrangem os bairros da Zona de Expansão de Aracaju, Santa Maria, São Conrado, Farolândia e Atalaia. Na sequência, serão capacitados os agentes da 3ª e 4ª regiões, no próximo dia 18; 5ª e 6ª regiões, no dia 22; e por último as 7ª e 8ª regiões, no dia 26 de junho.

O novo larvicida é um produto seguro tanto para população quanto para o agente aplicador, tendo em vista as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Diflubenzuron não causa nenhuma espécie de irritação porque possui baixa toxidade para mamíferos. O efeito do produto tem duração de 60 dias e não apresenta odor desagradável.