O 'São João da Integração' da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) da Prefeitura de Aracaju levou centenas de idosos às ruas da capital na tarde da última quarta-feira, 10, durante a realização do 18º Cortejo Caipira. Vestidas de matutos, cerca de 1.500 pessoas de 26 grupos de convivência de idosos da Semasc e um grupo de convivência do Serviço Social do Comércio (Sesc) percorreram as principais ruas da cidade em 50 carroças enfeitadas que conduziram o casal caipira até o clube Cotinguiba, onde os noivos receberam os cumprimentos dos convidados ao som de um animado forró.
O tradicional cortejo caipira integra a programação dos festejos juninos da capital e a cada ano emociona ainda mais os participantes, que não medem esforços para participar da festa. "É uma maravilha, não tenho do que reclamar porque essa festa me anima e me faz esquecer qualquer doença", afirmou Robespierre Ribeiro Santos, 58, integrante do grupo de convivência do bairro São Conrado.
A iniciativa visa preservar as tradições dos festejos juninos e estimular atividades lúdicas e culturais entre o público da terceira idade. "Adoro os festejos juninos e adoro relembrar o meu tempo de menina. Quando participo de uma festa como essa é como se eu voltasse mais de 40 anos no tempo", ressaltou dona Maria Joselina Santos, 62, integrante do grupo de idosos do Soledade.
"Eu espero o ano inteiro para desfilar nessas carroças enfeitadas. É muito bom, me sinto uma criança", destacou dona Lindalva Maria Santos Oliveira, 60, integrante do grupo do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rolemberg Leite.
Este ano, uma convidada ilustre apareceu para abrilhantar ainda mais a festa. Dona Zefinha das bonecas, uma conhecida moradora de rua que por mais de 30 anos viveu no centro da capital e, após um duradouro processo de convencimento dos técnicos da prefeitura, decidiu ceder e foi encaminhada para a Central Permanente de Acolhimento. "Estou adorando a minha nova vida e hoje aqui nesta festa posso lembrar o que realmente é o São João", afirmou.
Por onde passava, o cortejo caipira arrancava aplausos e gritos animados da população, que ficava impressionada com o vigor, a alegria e vitalidade dos idosos da Semasc. "É uma festa muito linda e um grande exemplo de vida. A prefeitura está de parabéns por proporcionar uma festa como essa", frisou o consultor de vendas Lenilson Brito.
Os Grupos de Convivência promovem encontros periódicos em todos os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), tendo como objetivo a elevação da autoestima das pessoas da terceira idade e uma maior integração com a comunidade, através de atividades recreativas, ginástica, atividades culturais e dança.