Calypso comemora 10 anos de carreira

Agência Aracaju de Notícias
12/06/2009 09h01

Por Cândida Oliveira

Muito trabalho, superação e persistência para ultrapassar as dificuldades do início da carreira - que é sempre difícil - marcaram a trajetória da Banda Calypso. Mas todo esse esforço vale pelo mérito da conquista. Ao somar profissionalismo e talento, os músicos que vieram do Pará, no Norte do país, chegaram aos 10 anos e podem comemorar junto com milhões de fãs por todo o Brasil. No dia 24 de junho os admiradores sergipanos terão a oportunidade de assistir a banda no palco Luiz Gonzaga, no Forró Caju 2009.

O ano começou com o lançamento do 13º CD, intitulado ‘Amor sem fim', uma das composições do repertório, de autoria do sergipano Beto Cajú e de Jairon Neves. O álbum conta com a participação mais do que especial de Yasmim, a filha do casal Joelma (cantora) e Chimbinha (guitarrista), que interpreta a música ‘Luz de Deus', em homenagem aos pais. Mas há outras novidades programadas para comemorar os 10 anos de carreira.

De forma inédita no segmento musical, a banda lançará a TV Calypso pela web, onde os fãs terão a oportunidade de assistir aos shows ao vivo, o dia-a-dia na estrada, os momentos marcantes veiculados nos principais programas televisivos, e até um boletim semanal, em que cada integrante da banda vai apresentar a agenda de shows de forma alegre e descontraída. Haverá ainda outras novidades como chats que darão a oportunidade do público interagir com os artistas.

Agência Aracaju de Notícias (AAN) - Vocês são presença garantida no Forró Caju. Como se sentem em  participar de mais uma edição da festa?

Joelma - Todo ano parece que tem mais gente. A organização é perfeita. É sem duvida uma das maiores festas que participamos.

AAN - A banda Calypso viaja o país inteiro durante os festejos juninos. O que representa essa grande festa para os brasileiros?

Joelma - As festas juninas do Nordeste ainda precisam ser descobertas pelos brasileiros. Sempre comentamos em outras cidades e poucos imaginam de como seja.

AAN - Qual a relação de vocês com o público local?

Joelma - São vários anos vindo a Aracaju. Temos fãs-clubes aqui, as rádios tocam nossa musica, retribuir esse carinho é que é difícil.

AAN - Vocês já realizaram diversas apresentações no exterior, qual a  receptividade desse público?

Joelma - Também muito boa, pois tem brasileiro em todo lugar, e eles ficam com aquele brilho nos olhos, cantando e lembrando do que deixaram aqui.

AAN - Como está a agenda da banda para o São João e o São Pedro?

Joelma - Graças a Deus ótima! Vamos percorrer as principais festas juninas da região, e vamos ter surpresas, um repertório de acordo com a época, muito forró pra botar a galera pra dançar.

AAN - Quais os futuros projetos da Banda Calypso, o que ainda falta fazer?

Joelma - Nossa! Enquanto tivermos saúde queremos fazer muita coisa, o artista precisa retribuir o carinho do público. Esse ano temos duas turnês internacionais, na Europa, em julho, e nos EUA, em outubro. Vamos ainda gravar um CD em espanhol, lançamos uma TV pela Web, tudo pra comemorar os 10 anos da Banda Calypso.

AAN - É grandiosa a equipe da banda. Cite o número de músicos,  produtores, pessoas que estão ligadas diretamente a vocês.

Joelma - Somos uma família de 40 pessoas. No palco são oito músicos, quatro dançarinos e uma equipe de produção, técnicos, motoristas, etc.

AAN - Comentem sobre o último CD da banda, número de  músicas, quais são as que já estouraram nas emissoras de rádio?

Joelma - São 17 faixas e graças a Deus três já estouraram: ‘Vida Minha', ‘Xonou Xonou' e ‘Chá de Maracujá', mas temos muito mais a lançar. Esse CD ficou muito bom, tem ainda ‘Domingo a Domingo' e ‘Sem Direção'. O repertório agrada todas as pessoas. Inclusive em uma faixa cantamos com nossa filha Yasmin.