Por Cândida Oliveira
Desde que foi lançada, em 2002, a banda Aviões do Forró agradou em cheio o público e conquistou milhares de fãs. Não demorou muito para que o grupo cearense comandado pelos vocalistas Xandy e Solange decolasse. O primeiro CD da banda vendeu 700 mil cópias e os álbuns seguintes também foram sucessos absolutos, com hits que se eternizaram entre o público amante do forró eletrônico.
Presença obrigatória nas maiores festas juninas do país, a Aviões do Forró é responsável pelo recorde de público de Forró Caju. Em 2008, cerca de 150 mil pessoas lotaram a praça de eventos Hilton Lopes e cantaram juntas as canções românticas que são a marca registrada da banda. Este ano, mais uma vez, o grupo estará no palco principal da festa. O aguardado show acontece no próximo dia 19, na noite de abertura do Forró Caju 2009.
Agência Aracaju de Notícias (AAN) - A apresentação da banda Aviões do Forró no Forró Caju 2007 e 2008 superou todas as expectativas ao levar mais de 100 mil pessoas à praça Hilton Lopes. Como vocês avaliam o carinho do público sergipano que acompanha a banda em todos os cantos do Estado?
Solange - O carinho é recíproco e verdadeiro. Sergipe foi um dos últimos Estados que conquistamos - tocando em rádios e lotando os shows -, mas quando isso aconteceu fica acima das nossas expectativas. O povo de Sergipe é incrível, quente, apaixonado e isso é tudo que um artista precisa...serve de base pra continuarmos fazendo cada vez mais um trabalho melhor.
AAN - Essa não será a primeira vez que a banda vem ao Forró Caju. Que impressão vocês guardaram do evento?
Xandy - Participamos desse evento há dois anos e a cada ano me surpreendo com a estrutura. Falo em todos os sentidos: som, segurança, decoração, sem falar da receptividade dos nossos fãs. O Forró Caju hoje pode ser considerando um dos maiores eventos juninos do Brasil, não deixando a desejar a outros Estados. E olhe que nós participamos dos maiores e melhores eventos do país!
AAN - O que foi reservado ao público no show deste ano?
Solange - A mesma energia, o mesmo calor, a mesma alegria e com certeza um repertório atualizado, dançante e apaixonado.
AAN - Como vocês avaliam a evolução do forró eletrônico? Como ele será daqui para frente?
Xandy- Acho que o forró em si, como qualquer outro segmento musical, não parou, não ficou estático e vai se modernizando a cada dia. Claro que não deixamos de admirar e respeitar os percussores do movimento, mas a tendência das coisas é evoluir, crescer, ramificar. O forró hoje se valorizou, está presente em todas as classes sociais, agradando a pessoas de todas as idades.
AAN - Há diferença entre tocar no Nordeste e em outras regiões do Brasil? Sendo nordestinos, o que vocês sentem?
Solange - Cada show é uma emoção diferente. Graças a Deus estamos fazendo shows em todas as regiões do Brasil e podemos comprovar que o Brasil se rendeu à nossa música, ao nosso som. Prova maior disso foi um show inesquecível que fizemos no Rio Grande do Sul. Ingressos esgotados, as músicas na ponta da língua, uma energia incrível e contagiante. Estivemos no dia 6 de junho em São Luis [MA] e superamos o nosso próprio recorde com mais de 30 mil pessoas. Assim também como estivemos dia 10 de junho em Belém [PA] e mais uma vez batemos nosso recorde em mais de 30 mil pessoas. Eu me sinto feliz em ter o trabalho reconhecido independente de qual região seja. O importante é levar alegria ao povo, isso é o que conta.
AAN - Quais são os planos para depois dos festejos juninos?
Xandy - Eu espero descansar bastante.. rsrsrsrs. Afinal, são quase 49 shows até o dia 6 de julho, quando voltamos pra casa. Mas temos planos de divulgar o CD volume 6 que acabou de sair nas lojas.
AAN - Qual foi o momento mais marcante da banda?
Solange - Tivemos graças a Deus vários momentos marcantes na nossa história, mas particularmente foi a participação no DVD da Ivete Sangalo, que acabou de ser lançado dia 5 deste mês, e que já é sucesso em todo Brasil.