A maior festa junina de Sergipe e uma das maiores do Brasil contará mais uma vez com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Forró Caju 2009 terá a presença do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), da Vigilância Sanitária e do Ponto da Prevenção.
"Em todos os dias da grande festa, teremos o compromisso de cuidar da saúde dos cidadãos nos mais diferentes aspectos. As estruturas já estão sendo montadas e a qualidade do trabalho será a mesma das últimas edições", informa o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, que nos próximos dias deve visitar as instalações para conferir os últimos detalhes.
Ponto da Prevenção
O Ponto da Prevenção é montado pela Prefeitura de Aracaju sempre ao lado do palco principal. Essa é uma estratégia consolidada que já faz parte da estrutura do Forró Caju. No local, serão distribuídos mais de 25 mil preservativos em todos os dias da festa.
"Trata-se de uma forma de aproveitar a aglomeração de gente para oferecer às pessoas informação e garantir a saúde delas com o método mais seguro de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis: a camisinha", diz a técnica do Programa Municipal de DST/Aids, Darcy Rocha.
Por dia, cerca de quatro voluntários da SMS, de organizações não governamentais e da Federação dos Bandeirantes estarão no Ponto da Prevenção. Eles também distribuirão camisinhas nos camarotes. Este ano, o tradicional porta-preservativo também não sai de linha. Cerca de 10.000 unidades estarão à disposição.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária Municipal já definiu como será feita a fiscalização dos alimentos e bebidas que serão vendidos na Praça Hilton Lopes. Na última segunda-feira, 15, todos os comerciantes cadastrados para trabalhar na festa foram orientados. A capacitação aconteceu no Centro de Estudos do Movimento e Atividade Humana (Cemah), localizado na rua Carlos Correia, no Siqueira Campos.
"Além dessa medida, vamos atuar também nos oito dias de shows, com quatro fiscais sanitários e um posto de apoio", salientou a assessora técnica da Covisa, Jacklene Araújo. Durante o Forró Caju, os fiscais vão verificar detalhadamente as condições dos produtos comercializados. Eles também darão orientações relativas à manipulação higiênica dos alimentos e apreenderão produtos que ofereçam algum risco ao consumidor.
A conduta da Vigilância Sanitária no Forró-Caju é a mesma adotada nos anos anteriores e em todos os eventos de grande porte promovidos pela PMA. Nas festas em que existe grande concentração de comerciantes, uma das prioridades é a saúde pública, evitando que sejam vendidos produtos que ofereçam risco.
Samu 192 Aracaju
O Samu 192 Aracaju também se fará presente. Todas as noites, equipes estarão prontas para atender eventuais agravos e excessos por parte dos forrozeiros. Cerca de 30 profissionais passarão as noites a postos para atender casos de urgência. Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, pessoal administrativo, zeladores e supervisores farão parte das equipes.
A coordenadora do Samu Municipal, Ivana Mendonça, informa que a maior parte dos casos é atendida lá mesmo na base descentralizada do Forró Caju. "Já os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco", informa.
Segundo as estatísticas dos anos anteriores, a principal causa dos atendimentos é o excesso de bebida alcoólica. As pessoas mais acometidas têm entre 18 e 26 anos.
A coordenadora do Samu 192 Aracaju recomenda que os forrozeiros tenham cautela e evitem excessos. "O Forró Caju é uma festa tão bonita, e muitas pessoas a perdem justamente por não saber o ponto de equilíbrio", alerta Ivana.
Visite o hotsite especial do Forró Caju 2009