Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece sábado

Saúde
17/06/2009 09h21
Início > Noticias > 38194

No próximo sábado, 20, crianças com idade de zero a quatro anos têm um encontro marcado com a turma do Zé Gotinha. Meninos e meninas devem ser levados aos postos de vacinação, das 8 às 17 horas, para receber as duas gotinhas da vacina contra a poliomielite, doença que quando vitima crianças é conhecida como paralisia infantil.

Na capital, a abertura da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite acontece às 8 horas na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman, situada na avenida Carlos Marques s/nº, bairro Soledade. Na oportunidade, haverá a apresentação de um trio pé-de-serra e da quadrilha infantil da Creche Tia Dinha. A solenidade contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos.

Em Aracaju, 45.159 crianças deverão ser vacinadas, o que corresponde a 95% da população com idade de zero a quatro anos. "Caso a cobertura vacinal não seja alcançada, prorrogaremos a campanha por uma semana", explica a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Eurídes Rosa de Carvalho Barreto.

De acordo com ela, neste sábado, além da vacinação contra a poliomielite, as crianças também receberão outras vacinas que estejam pendentes no cartão de vacinação. "Por isso é imprescindível lembrar aos pais a importância de levar a carteira de vacinação e de estar atentos às necessidades dos filhos", salientou Eurídes.

Poliomielite

A poliomielite é uma infecção viral causada pelo poliovírus. Nos casos mais graves, pode levar à paralisia e morte. Crianças nos primeiros anos de vida são mais susceptíveis a contrair a doença, por isso é extremamente importante imunizá-las.