Para que os sergipanos e turistas circulem na cidade com segurança e conforto durante o Forró Caju 2009, que acontece no período de 19 a 28 deste mês, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju preparou um esquema especial. Ao todo, 70 homens, entre agentes de trânsito, fiscais de transporte, instrutores e educadores da Escola de Trânsito, vão trabalhar durante o evento. Treze viaturas estarão à disposição do comando de operações da SMTT.
Nos oito dias de festa, a equipe de trânsito irá bloquear os acessos à praça de eventos (entre os mercados municipais) a partir das 18 horas, impedindo que veículos não autorizados circulem no local do evento e causem acidentes e transtornos. Os agentes também vão controlar o trânsito nos principais cruzamentos e vias que ficarão sobrecarregadas com o isolamento, garantindo a fluidez do trânsito e a segurança dos condutores e pedestres.
De acordo com o diretor de trânsito da SMTT, major Paulo César Paiva, a partir das 8 horas do dia 19 de junho, os agentes organizarão o início do binário na avenida Otoniel Dórea, na via que margeia o rio Sergipe, facilitando a movimentação do pessoal que trabalhará nos palcos, bem como nos camarotes e bares do evento.
"Nos outros dias de festa, a partir das 16h30, serão deslocados para o local do evento o supervisor e uma equipe de agentes de trânsito, para iniciar o monitoramento das ruas circunvizinhas ao Forró Caju. Às 17h30 será iniciado o binário na via próxima ao rio Sergipe e da avenida Otoniel Dórea, que será transformada em sentido duplo, para todos os veículos que trafeguem pelo local", informa Paiva.
Ainda segundo ele, o fechamento total das vias acontecerá a partir das 18 horas, evitando o tráfego de veículos não autorizados. "Os veículos estacionados em locais proibidos pela sinalização fixa e temporária em toda área que circunda o evento serão guinchados e removidos para o pátio da SMTT", avisa.
Serão implantadas sinalizações temporárias, com a finalidade de alertar para a proibição do estacionamento de veículos nas principais vias que absorverão o tráfego das avenidas Ivo do Prado e Beira Mar, nos períodos em que as mesmas estiverem isoladas. Com sinalização móvel, a SMTT fará o bloqueio das ruas destinadas à passagem de ambulâncias.
Transporte
A SMTT irá implantar e operacionalizar pontos de transporte individual (táxi) e coletivo (ônibus) extraordinários nas proximidades do local do evento para garantir o escoamento das pessoas que utilizam o transporte público para chegar à festa. Os pontos de táxis serão fiscalizados a fim de evitar que clandestinos venham a desrespeitar a lei.
Vagas especiais
Portadores de necessidades especiais e idosos que estiverem com credenciais terão local reservado para estacionar seus veículos no trecho rua Florentino Menezes entre as ruas Apulcro Mota e José do Prado Franco. Para essas pessoas, o acesso à festa será pela própria rua Apulcro Mota, o que facilitará a chegada ao evento.
Vale salientar que para ter direito à vaga e ao acesso especial, ao menos um dos ocupantes do veículo deve ser portador de necessidade especial ou idoso. Dois agentes estarão no cruzamento das ruas José do Prado Franco com praça General Valadão, organizando o acesso.
Conscientização
Antes e durante o evento, a equipe de educação para o trânsito da SMTT distribuirá folhetos e adesivos educativos, alertando os motoristas sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito e a sinalização das vias.
"É importante lembrar aos forrozeiros que virão à festa com seu carro que é a orientação é estacionar o veículo em local apropriado. Os agentes de trânsito recomendam maior atenção especialmente com a atuação dos ‘flanelinhas', que incentivam o estacionamento em locais proibidos", orienta Rita de Cássia, da coordenadoria de educação para o trânsito de SMTT.