"São João, São Pedro, Santo Antônio/ Fogueiras, amor e matrimônio/ Tudo era tão lindo, era diferente/ Nas noites de junho de antigamente". A letra da música ‘As noites de junho de antigamente', do mestre Luiz Gonzaga, reflete o estilo saudosista do ‘Rei do Baião', preso às raízes do homem nordestino, e fala ainda da realidade das festas juninas atuais. Muita coisa mudou, os costumes se modernizaram, mas as canções de forró ainda são um dos itens mais importantes desse período.
O ritmo nordestino embala as noites de junho anima multidões, mas são as letras das músicas que despertam o interesse da maioria das pessoas. O cangaço, as tradições do Nordeste e os hábitos do sertão, muitas vezes relacionados a sentimentos como amor, paixão e saudade, são os temas mais recorrentes nas canções de forró, do tradicional pé-de-serra ao contemporâneo forró eletrônico.
Para o cantor e compositor pernambucano Jorge de Altinho, homenageado esse ano na oitava edição do Fórum do Forró e nome certo na programação do Forró Caju do dia 25 de junho, a proximidade com a vida do povo do Nordeste é o que garante o sucesso do tema. "O cotidiano e o amor são coisas que todas as pessoas vivenciam todos os dias e tocam mais fundo no coração delas. E no meu também", afirma.
Leia matéria completa no hotsite especial do Forró Caju 2009