O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou na noite dessa quinta-feira, 18, mais uma Unidade de Saúde da Família (USF), Dessa vez, o bairro contemplado foi o Jabotiana, que conta com uma população de quase 25 mil pessoas e engloba os conjuntos Sol Nascente, JK, Aloc e Santa Lúcia. Com mais uma unidade de saúde, Aracaju agora conta com 43 USFs, o que garante que a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) alcance 94% da população.
A nova unidade recebe o nome de Manoel de Souza Pereira e tem nove consultórios médicos, uma farmácia, dois gabinetes odontológicos, salão de espera e salas de observação, acolhimento, assistência social, curativos, nebulização, vacina e de reunião, além de copa e cozinha. A USF também possui climatização, rampas de acesso e um herbário para que a comunidade cultive plantas medicinais. São pouco mais de 500 m² de área construída. O projeto foi elaborado com a preocupação de garantir um atendimento humanizado, com segurança e conforto para a população. O investimento foi de R$ 815 mil.
O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira contou que até chegar à fase de inauguração, os sacrifícios foram muitos. "Para comprar o terreno houve muita negociação. Depois teve a transferência e o pagamento de impostos, mas chegamos ao final vitoriosos. Eu nunca desisti de realizar esse sonho e dar essa alegria à população do bairro Jabotiana", declarou.
Ele disse ainda que voltou ao bairro com grande alegria. "Sinto que estamos entregando a sociedade um local digno e que vai permitir que a gente possa tratar cada vez melhor as pessoas que precisam. Mas temos a consciência de que ainda precisamos fazer mais", completou.
Presente ao evento, o secretário municipal de Saúde Marcos Ramos ressaltou a qualidade da estrutura da unidade de saúde. "Aqui teremos três equipes de saúde da família, cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um dentista, um assistente social e 13 agentes comunitários", explicou. O atendimento à população vai das 7 às 17 horas.
Homenagem
Familiares do homenageado participaram da inauguração, entre eles a viúva Maria Augusta de Andrade Pereira, a filha Maria Izabel Pereira Tavares e a neta Michele Tavares. Após o descerramento da placa, o padre Rinaldo Rezende abençoou o espaço. "Para nós da comunidade é uma felicidade receber essa unidade", disse.
Para a viúva de Manoel de Souza Pereira, o momento foi de emoção. "Estou feliz pela homenagem que estão prestando ao meu marido, que foi um homem que sempre se doou ao serviço público", relembrou. Após a inauguração, a população presente pôde assistir a apresentação de crianças do Coral da Capela Santo Antônio.
Herbário
No local, será desenvolvido um projeto inovador, o ‘Construindo uma Jabotiana Saudável', que visa à melhoria da qualidade de vida da população local. Uma de suas ramificações é fitoterapia.
"Aqui a população e os agentes comunitários plantam, colhem e fabricam os produtos fitoterápicos, como emulsões, xaropes, pomadas e sabonetes", informou a gerente da unidade, Carine Garrido.
Novidades
Aracaju deve ganhar nos próximos meses mais uma unidade de saúde, no bairro Getúlio Vargas. Em breve será assinada a ordem de serviço para a construção de outra unidade, que contemplará o bairro Luzia. E a Secretaria de Saúde já possui recursos para construir outra unidade no bairro Santos Dumont.
O prefeito anunciou ainda que o Jobotiana receberá recapeamento asfáltico e que a Prefeitura construirá a ponte do Aloc, além de realizar serviços de drenagem e pavimentação de ruas.
Presenças
Compareceram à inauguração da Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos; os secretários municipais de Comunicação, Rafael Galvão; de Finanças, Jeferson Passos; de Governo, Karla Trindade; de Educação, Tereza Cristina; o diretor da Emurb, Paulo Costa; o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.
Também participaram o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho; os vereadores Emanuel Nascimento, Valdir Santos, ‘Dr. Gonzaga' e Miriam Ribeiro; a deputada federal Tânia Soares; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samuel Fernandes.
Manoel de Souza Pereira
Nascido na cidade de Pirambu, em 17 de novembro de 1932, o homenageado foi servidor público exemplar e prestou relevantes serviços à sociedade. Mesmo aposentado, voltou à atividade prestando serviço na segurança pública e no Departamento de Trânsito do Estado de Sergipe (Detran).
Conhecido carinhosamente por Manuelito, casou com Maria Augusta de Andrade Pereira com quem teve dez filhos. Em 1951 serviu ao Exército, chegando ao posto de cabo. Em 1952, foi trabalhar no DNUS como fiscal de obras. Em 1956 ingressou no serviço público, junto à Polícia Militar de Sergipe, exercendo o cargo de sargento.
Na década de 70, ele ingressou na Polícia Civil, onde se destacou dirigindo o Instituto de Identificação. Em 1975, Manuelito foi nomeado pelo então governador José Rolemberg Leite como diretor do instituto. Em 1987 ele ocupou o cargo de diretor do Instituto de Criminalística do Estado.
Em 1989, Manoel Pereira retornou ao cargo de diretor do Instituto de Identificação, onde permaneceu até 1993. Neste ano, ele requereu aposentadoria. Porém, retorna ao trabalho e vai atuar na Delegacia de Roubos e Furtos, onde se destaca mais uma vez, criando o Setor de Perícia.
Logo depois foi convidado a assumir o Setor de Vistoria do Detran e também ministrava aulas para a Academia de Polícia Civil. Vítima de afogamento, ele faleceu no dia 22 de julho de 1995.