Quadrilha junina da Semasc anima servidores do Centro Administrativo

Família e Assistência Social
19/06/2009 15h40
Início > Noticias > 38243

A quadrilha ‘Filhos do Cangaço' animou os servidores da Prefeitura de Aracaju em uma bela apresentação no final da manhã desta sexta-feira, 19, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Composto por crianças, adolescentes e idosos assistidos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Porto D'Anta, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semass), o grupo abordou em sua exibição temas relacionados ao sertão e arrancou aplausos de todos os presentes.

Músicas de Luiz Gonzaga, a fé e até mesmo o lendário cangaceiro  Virgulino Lampião foram lembrados na apresentação, que misturou cantigas e apresentação teatral. Criada em meados de abril deste ano, a quadrilha é formada por 40 pessoas, entre integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do ProJovem Adolescente e do grupo de convivência, e faz parte do ‘São João da Integração' da Semasc.

"Nós estamos mostrando que a integração pode e deve ser feita, até mesmo porque a arte-educação é uma válvula de escape e através dela eles conseguem ter um desenvolvimento superior e começam a adquirir espírito de equipe, já que um ajuda o outro, em um verdadeiro processo de cidadania", afirmou o educador social Alberto Geraldo Nunes.

Segundo ele, além de promover o resgate cultural, outra função de grupos como esse é justamente permitir o protagonismo juvenil e atrair o jovem para as manifestações culturais."Dessa forma eles aprendem com a arte e compreendem que devem ser pessoas melhores, aprendem a respeitar os idosos e o próximo", completou o educador.

O resgate cultural e o aprofundamento dos conhecimentos culturais também fazem parte do processo de aprendizagem desses jovens que são atendidos na unidade social da prefeitura. "Gosto muito de participar da quadrilha porque me sinto mais unido, além de aprender mais sobre a cultura sergipana e valorizá-la", destacou Gelisson Batista da Silva.

A apresentação foi aplaudida pelos presentes, que fizeram questão de parabenizar o grupo. "Esta é uma forma de unir gerações e isso possibilita uma maior integração, além de ressaltar a beleza dos festejos juninos", afirmou a assistente social Hedilainy Vieira Lessa.

Confira hotsite especial do Forró Caju 2009