Forró Doce Caju promove inclusão de pessoas com deficiência

Cultura
22/06/2009 18h19

Mais de 900 pessoas se reuniram nesta segunda-feira, 22, no Parque Augusto Franco (Sementeira), para participar do V Forró Doce Caju. O evento, destinado a pessoas com necessidades especiais, é realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). A proposta é garantir o direito ao lazer e promover a inclusão daqueles que têm algum tipo de deficiência.

Nos anos anteriores, a festa acontecia na área dos mercados municipais, mas nesta edição foi realizada em uma das quadras de esportes do Parque da Sementeira, reunindo um público variado formado por jovens e idosos. Com muito entusiasmo, todos prestigiaram as exibições das quadrilhas, danças juninas e apresentações musicais. Nos intervalos das apresentações, foram servidas comidas típicas.

A primeira quadrilha a se apresentar foi a Xote Baião, do Instituto Lourival Fontes. Composto por mais de 40 alunos, o grupo apresentou coreografias sincronizadas, mostrando que não há limite para a alegria e diversão. Na concentração, a ansiedade era visível.

A Escola Estadual Myriam Melo lovou mais de 90 alunos para prestigiar o evento, sendo que alguns participaram da quadrilha. A coordenadora da escola, Maria da Conceição Santos de Almeida, falou da satisfação de participar todos os anos da festa e elogiou o trabalho da prefeitura. "A prefeitura está de parabéns. Essa iniciativa mostra a preocupação que se tem com os portadores de necessidades especiais. Meus alunos se preparam durante todo o ano para o Forró Doce Caju e saem daqui renovados, pois se sentem muito mais socializados", destacou.

Participação

A diretora de Esportes da Funcaju, Silvania Barros, comentou a importância de inserir os portadores de necessidades especiais em todos os eventos realizados pela administração municipal. "A prefeitura garante mais uma vez a participação de todos os cidadãos aracajuanos, como acontece ano após ano no Projeto Verão, Corrida Cidade de Aracaju e Forró Caju. Todos são tratados de maneira igual", afirmou.

O presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, que também prestigiou o evento, falou da relevância do evento para os deficientes. "É um momento de integração e de inclusão dos portadores de necessidades especiais. É uma tarde de lazer, em que eles participam ativamente das atividades, interagindo com professores, amigos, parentes e a comunidade de um modo geral. Além disso, eles ajudam a manter as tradições e a valorizar a cultura local", comentou. 

O evento contou com o apoio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192 Aracaju), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Guarda Municipal e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Confira o hotsite especial do Forró Caju 2009