Prefeito participa de homenagem ao ministro da Previdência

Agência Aracaju de Notícias
23/06/2009 08h04
Início > Noticias > 38319

Em viagem à capital sergipana nesta segunda-feira, onde inaugurou a reforma e ampliação de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel, recebeu o título de Cidadão Sergipano. A solenidade aconteceu ao final da tarde, na Assembléia Legislativa do Estado, e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. O governador Marcelo Déda, o vice-prefeito da capital, Silvio Santos, e grande parte do deputados estaduais locais também marcaram presença.

Bancário e advogado, nascido em Picos, no Estado do Piauí, Pimentel trilhou uma carreira marcada pelo engajamento em prol das causas trabalhistas. Entre outras funções relevantes, foi diretor do Sindicato dos Bancários e secretário da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Fortaleza. Quatro vezes consecutivas eleito deputado federal pelo Ceará, deixou a Câmara Federal no início de 2008, ao aceitar o convite do presidente Lula para assumir o Ministério da Previdência Social.

Apesar do pouco tempo à frente da pasta, o ministro vem empreendendo uma série de melhorias que têm beneficiado diretamente os milhões de usuários e contribuintes da previdência. "Pimentel é um dos grandes brasileiros da atualidade. Como parlamentar sempre foi atuante e procurou atender aos anseios da sociedade, e agora está transformando a realidade da previdência brasileira", declarou Edvaldo Nogueira.

Entre os investimentos previstos para os próximos anos, está a construção de 720 agências do INSS por todo o país. Em Sergipe serão 13 novas unidades - todas erguidas em municípios com mais de 20mil habitantes. "Eu creio que o INSS está vivendo uma nova fase e o ministro Pimentel mostrou ao Brasil que é possível modernizar a previdência, dando mais conforto, mais atenção e mais agilidade ao sistema previdenciário brasileiro", afirmou Déda, justificando a homenagem.

Homenagem

Autor da propositura de Título de Cidadão Sergipano ao ministro, o deputado Mardoqueu Bodano lembrou que o homenageado tem demonstrado um interesse e envolvimento pessoal com o Estado, onde visitou vários municípios no interior e procurou melhorar a prestação de serviços aos sergipanos. 

Em seu discurso de agradecimento, José Barroso Pimentel antecipou algumas das novidades que pretende levar às agências do INSS até o final de sua gestão - uma delas permitirá o atendimento do usuário em um tempo máximo de cinco minutos. Sobre a homenagem dos sergipanos, o piauiense destacou que "a concessão de um título como este é de uma magnitude que é preciso ter mais cuidado para se fazer justiça".

Muito agradecido pela iniciativa, o ministro da Previdência colocou-se como "um filho adotivo, mas de bom coração, que quer corresponder ao Estado de Sergipe pelo carinho oferecido".