Recapeamento da Av. Santos Dumont está em ritmo acelerado

Infraestrutura
23/06/2009 10h09
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Pela primeira vez desde a construção da Orla de Atalaia, a avenida Santos Dumont está sendo recapeada. Os oito quilômetros de extensão da via - quatro no sentido Passarela do Caranguejo/farol e quatro no sentido farol/Passarela do Caranguejo - estão recebendo nova camada de asfalto para dar mais conforto e segurança a turistas e sergipanos. A obra está sendo realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe, e o investimento é de R$ 1,9 milhão.

Até agora, toda a via no sentido Passarela do Caranguejo/farol já foi recapeada e os operários começam a trabalhar outra via. Isso significa que mais de 50% da obra já foram concluídos. Nesse trecho que vai até a rua Urbano Neto foram utilizadas mais de quatro mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) - mistura utilizada no reforço da cobertura asfáltica.

Para cumprir o prazo de entrega da obra, que termina em julho, máquinas e funcionários da Empresa trabalham em dois turnos. Para o engenheiro da Diretoria de Operações da Emurb, Sandoval Romão Batista, as chuvas do mês de junho podem interferir no andamento da obra, mas não devem atrasar o cronograma. "As chuvas desta época costumam atrapalhar um pouco, mas os funcionários estão trabalhando em ritmo acelerado para adiantar o recapeamento e entregar a obra no próximo mês", afirma.

Parceria

A parceria entre a PMA e o Governo do Estado foi formalizada através da assinatura de um convênio entre as duas esferas governamentais. Para a ação conjunta, a Prefeitura de Aracaju destinou R$ 400 mil, e está executando os serviços através da Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Já o Governo do Estado participa por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Seinfra), que destinaram à obra R$1,5 milhão.

Qualidade

Algumas medidas estão sendo adotadas para garantir a qualidade do recapeamento asfáltico. De acordo com Sandoval Batista, a medição da temperatura do CBUQ antes de o material ser despejado na superfície, por exemplo, é indispensável e permite que a mistura seja colocada de maneira uniforme sobre o asfalto antigo.

"Medir a temperatura da mistura antes de espalhar na superfície evita aquele efeito de calombo que alguns recapeamentos apresentam depois de prontos", explica. A garantia do novo asfalto é de cinco anos, a depender das condições de climáticas e do volume de tráfego.