Promover a qualidade de vida, diversificar a programação junina da cidade e comemorar o São João. Com essas propostas, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vai realizar nesta quinta-feira, 25, um passeio ciclístico junino. Os ciclistas sairão do Mirante da 13 de julho, às 20 horas, em direção à praça de eventos Hilton Lopes, onde acontece o Forró Caju.
A participação é livre. O ciclista só precisa ir vestido a caráter, como manda a tradição junina. Para quem tiver dúvida entre usar o capacete e o chapéu caipira, o coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda, apresenta uma solução. "Como se trata de dois acessórios indispensáveis, um para a indumentária junina e o outro para qualquer ciclista, é só colocar o capacete por cima do chapéu que fica tudo certo", diz.
Além disso, Fabrício Lacerda, que também faz parte de um grupo ciclístico da cidade, ressalta a importância desses grupos para a realização de muitas atividades, inclusive para o passeio ciclístico junino. "Mais de uma vez por semana, entusiastas do ciclismo se reúnem para pedalar por Aracaju. É nesses encontros semanais que fazemos a divulgação de tudo o que diz respeito à prática da modalidade", atenta.
Espera-se que cerca de 150 pessoas pedalem ao lado dos monitores da SMTT, que farão o acompanhamento técnico dos participantes. O clima de festa do passeio será reforçado por um mini-trio, contratado pela organização do evento para seguir os ciclistas por todo o trajeto.
"O passeio em si já é uma celebração. Celebra a qualidade de vida, trazida pelo uso da bicicleta, a política de mobilidade urbana da atual administração municipal, e sua ênfase na construção de ciclovias, e também a nossa cultura junina", observa Fabrício Lacerda.