Forró Caju atrai milhares de turistas

Funcaju
23/06/2009 16h21
Início > Noticias > 38329

No mês de junho, a cidade se enfeita e fica mais acolhedora para receber as centenas de turistas que escolhem Aracaju como destino. No período dos festejos juninos, a capital sergipana se transforma em ícone da cultura nordestina e chega a receber em torno de 200 mil visitantes.

Aracaju reúne todas as qualidades para que os turistas aproveitem seus momentos de folga: tranquilidade, organização, infra-estrutura urbana e serviços públicos de qualidade. Mas o principal atrativo é o Forró Caju, que movimenta a economia da cidade. Um dos setores que costumam lucrar com a grande festa é o hoteleiro, que chega a receber 60 mil pessoas durante o mês.

Nessa época, os mercados municipais, uns dos principais pontos turísticos da capital sergipana, fervilham de visitantes, curiosos para conhecer a culinária e o artesanato locais. Atraídos pela fama de cidade segura e organizada, os turistas que aproveitam as festas juninas para conhecer Aracaju acabam por se encantar com as belezas da capital e com a hospitalidade dos aracajuanos.

Simone Mueller, catarinense que se diz apaixonada por Aracaju, relata que a cada vez que visita a cidade traz mais amigos para conhecê-la. "Desta vez vim para aproveitar o período do São João, mas já é a terceira vez que escolho Aracaju para descansar. Primeiro porque a considero uma cidade linda, que reúne vários tipos de belezas", conta.

"Depois porque admiro muito a organização e a liberdade com que podemos caminhar pelos mercados e admirar a orla, sem nos preocuparmos tanto com a violência, como nas grandes cidades. Essas características fazem com que eu me sinta à vontade para trazer meus amigos e familiares para conhecer o lugar", completa a turista.

Forró Caju

Seja para turistas nordestinos ou de qualquer lugar do Brasil, o período em que se homenageia Santo Antônio, São João e São Pedro é de aproveitar a programação das festas do mês e ‘forrofiar' muito. Por isso o Forró Caju, todas as noites, está repleto de turistas, que se somam aos aracajuanos e enchem a praça de eventos de animação.

Ao saber da programação da festa promovida pela Prefeitura de Aracaju, o soteropolitano Pedro Costa não perdeu tempo e juntou um grupo de amigos. É a primeira vez que Pedro passará o dia de São João na capital sergipana. "Geralmente escolho Aracaju para passar períodos de folga, pois a considero uma cidade muito linda. Mas nunca tinha vindo aproveitar as festas do mês de junho. Estou adorando!", comemora.

Ainda segundo o jovem, um dos pontos fortes do evento é a mistura de vertentes do forró que a programação do Forró Caju propõe. "Essa mistura do forró tradicional com a nova geração é muito interessante. Eu gosto mais do pé-de-serra, para dançar muito", opina.

Qualidade de vida

A qualidade dos serviços públicos oferecidos em Aracaju, aliada às belezas naturais da cidade, também encantam Neide e Cássia Berbert, turistas baianas da cidade de Itabuna. Cássia conta que se sente tranquila em permitir que o filho estude na cidade, longe da família.

"Meu filho optou por fazer faculdade aqui em Aracaju e eu permiti, pelos baixos índices de violência e pelo baixo custo de vida. A cidade é um lugar muito tranquilo e bom de morar. Além disso, quando nós da família queremos descansar, já temos um lugar pra ficar", brinca.

Para Neide Berbert, a cidade de Aracaju tem um grande potencial de crescimento e turístico, é ainda um bom lugar para viver. "As qualidades da capital são evidentes. Em minha opinião, é uma das mais limpas e organizadas do nordeste. A orla é bela e os mercados apaixonantes. O povo é muito simpático e hospitaleiro. Não estou falando da boca para fora! Meus planos são de vir morar aqui", revela.

Conheça o hotsite especial do Forró Caju 2009