Santanna resgata poesia sertaneja do forró

Agência Aracaju de Notícias
23/06/2009 23h11
Início > Noticias > 38344

O forró não para no Forró Caju. Assim que a cortina se fechou de um lado do palco Luiz Gonzaga, ao final da apresentação dos sergipanos da Xote Baião, o cearense Santanna iniciou o segundo show da noite na praça Hilton Lopes. Nessa, que é a sua quarta passagem pela festa, o artista trouxe para o público um passeio pelo xote e o baião, valorizando as raízes do forró. Com a sua voz marcante, ele iniciou com um solo que lembra o cantar do vaqueiro nordestino.

Complementando essa mistura de ritmos e culturas, o artista ainda presenteia os presentes com a declamação de versos de poetas nordestinos. As suas maiores influências, além do rei Luiz Gonzaga, de quem foi amigo e cantou junto, são os cantos dos das lavadeiras e rezadeiras, os violeiros e emboladores com os quais o compositor costumava conviver em Juazeiro do Norte (CE), sua terra natal.

Compositor renomado, Santanna é autor de músicas como ‘O forró do Camarão' e ‘Tamborete de Forró', e promete contagiar os presentes com músicas autorais e interpretações clássicas de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. O artista não conseguiu esconder a emoção quando, minutos antes de sua apresentação, foi questionado sobre a importância de participar do Forró Caju. "É sempre uma emoção muito grande cantar aqui nesta festa, que com certeza é uma das maiores do mundo", exclamou.