A movimentação na praça Hilton Lopes no começo desta quinta noite de Forró Caju 2009 já anunciava que o evento repetiria o sucesso de público dos dias anteriores. Na programação, muito forró com atrações como Erivaldo de Carira, Jorge de Altinho e a banda sergipana Calcinha Preta. No entanto, apesar de a noite celebrar o ritmo que embala a época junina, alguns pontos alternativos dedicam atenção especial a quem aproveita a festa para reunir os amigos em espaços com outras temáticas.
O céu de bandeirolas coloridas dá o tom da festa que agrega vários públicos. Para alguns, a bota, o chapéu e a camisa xadrez não têm que necessariamente fazer parte do figurino. Na área de bares e restaurantes, outros sons além do forró preenchem os ambientes. Pensando em atender a uma parcela do público que faz do Forró Caju um ponto de encontro, onde a diversão é garantida, empresários investiram em estruturas completas.
Foi o caso das empresárias Cida Souza e Andréa Oliveira, que são proprietárias de uma boate em Aracaju, e neste ano aproveitaram o Forró Caju para aumentar os lucros. De acordo com Cida, antes de resolver investir em um espaço diferenciado no evento, as duas consultaram o público fiel da boate. "Nós constatamos que o funcionamento de lugares alternativos em um evento que já é referência na região Nordeste é interessante, pois nem todo mundo vem para assistir todas as atrações da programação. Então enquanto espera, o pessoal aproveita para se encontrar aqui. Ou até para passar a noite inteira", explica Cida.
Para transportar o mesmo clima que os clientes encontram na boate, as duas investiram em decoração, jogo de luz, e apostaram na música eletrônica como a melhor pedida para atender seu público seleto. Na opinião do cliente da boate Léo Vieira, a diversificação do Forró Caju começa na programação de atrações da festa e perpassa pelos espaços pensados para todo tipo de gosto. "Na programação tem pé-de-serra, forró tradicional e até MPB. Então a tendência é que todo tipo de pessoa aproveite o evento. Ter dentro da festa um espaço que transporta um ambiente que costumo frequentar para mim é perfeito para encontrar amigos", afirma.