Prefeitura qualifica servidores da assistência social

Família e Assistência Social
26/06/2009 08h34
Início > Notícias > Prefeitura qualifica servidores da assistência social

Qualificação profissional e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados. Estes são os principais objetivos do curso de pós-graduação realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit).

A pós-graduação Lato Sensu ‘A Política de Assistência Social sob a Perspectiva da Consolidação de Direitos' tem como finalidade capacitar 50 profissionais da Semasc sobre a política de assistência social, considerando aspectos históricos de sua construção democrática desde a promulgação da Constituição Federal em 1988 até os dias atuais, com foco na matricialidade sociofamiliar como conceito e base da organização do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

No último final de semana, os integrantes tiveram aula sobre 'Direitos sócio-assistenciais e as dimensões protetivas no âmbito do Suas', ministrado pelo professor e coordenador Geral do Departamento de Gestão do Suas, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, José Crus.

Na avaliação do profissional, a iniciativa da Prefeitura acarretará na melhoria dos serviços prestados. "A qualificação profissional possibilita aos trabalhadores uma efetiva relação entre teoria e prática. São os mediadores do direito, que no seu cotidiano atendem famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social", destacou.

Ao contribuir para uma atuação profissional proativa no planejamento, gestão, operacionalização, monitoramento e avaliação dos programas, projetos, serviços e benefícios concernentes ao processo de implementação do Suas, o curso trás novas perspectivas e potencializa a qualificação profissional no tocante aos temas transversais presentes no novo desenho da assistência social.

"A iniciativa da Semasc se reveste de grande importância para o aprimoramento da gestão do Suas no município de Aracaju. São iniciativas como estas que expressam a adesão do município ao novo modelo de gestão desta política e que possibilita a seus trabalhadores, por intermédio da pós-graduação, uma melhor qualificação para execução, formulação, monitoramento e avaliação dos serviços e ações desta política pública. Qualificar seus servidores significa potencializar a principal tecnologia do Suas: os trabalhadores", disse o professor.

José Crus ressaltou a importância da qualificação profissional e afirmou que o Suas é um novo modelo de gestão da política pública de assistência social que vem sendo implementado no Brasil há cinco anos e, por isso, é indispensável e requer uma qualificação permanente para os trabalhadores que integram este sistema.

"Trata-se de uma nova lógica de ofertar os serviços socioassistenciais em equipamentos públicos estatais e de referência para os usuários desta política. O princípio da educação permanente do Suas está em consonância com o prescrito a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos, aprovada no ano de 2006 pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas). Garantir esses direitos exige no cotidiano de cada trabalhador expertises, habilidades e potencialidades", completou.