PMA atua em várias frentes de combate à gripe A

Saúde
06/07/2009 10h39
Início > Notícias > PMA atua em várias frentes de combate à gripe A

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está acompanhando e monitorando todos os pacientes e pessoas suspeitas de ter contraído o virus Influenza A (H1N1). A conduta vem sendo adotada pelo município de Aracaju desde o final do mês de abril, quando houve a notificação oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a nova gripe.

O acompanhamento é realizado pela equipe da Unidade de Resposta Rápida (URR) da SMS. O cuidado é feito pessoalmente e também por telefone a todo o indivíduo suspeito ou infectado pelo vírus da nova gripe. São dois procedimentos diferentes: o isolamento domiciliar, para pessoas que apresentam sintomas suspeitos, mas que não atendem aos critérios estabelecidos para o isolamento hospitalar; e a quarentena domiciliar voluntária, quando o paciente teve contato direto com pessoas infectadas, mas não apresentam sintomas.

Segundo a coordenadora da Covepi, Taíse Cavalcante, o objetivo principal do acompanhamento e da avaliação dos casos suspeitos e confirmados da doença é evitar ou reduzir as ocorrências da gripe em suas formas graves e fatais. "Isso é feito através da assistência oportuna e adequada aos casos. É uma ação de integração entre a Vigilância Epidemiológica Federal, Estadual e Municipal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa], em que cada órgão tem sua competência no atendimento e na prevenção dos casos", explica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município tem orientado todos os procedimentos com relação a Gripe A (H1N1) com base nas orientações do Ministério da Saúde. "O protocolo de manejo do paciente é modificado conforme a situação epidemiológica atual da Influenza A (H1N1) no Brasil e no mundo", enfatiza a coordenadora da Covepi.

Outros procedimentos importantes já foram tomados pela vigilância epidemiológica municipal no combate a Influenza A (H1N1). Três capacitações foram realizadas para os profissionais da saúde que atuam na capital. A primeira delas aconteceu em abril, quando foram notificados os dois primeiros casos suspeitos no Estado de Sergipe, provenientes da Nova Zelândia. Na ocasião, foram capacitados funcionários da Rede de Urgência e Emergência e do SAMU.

O segundo treinamento, feito em parceria com a Vigilância Epidemiológica do Estado, foi ministrado no mês de maio para os médicos da rede particular. O terceiro aconteceu nos dois primeiros dias do mês de julho para capacitação do protocolo de manejo de paciente da Influenza A (H1N1) destinada a médicos e enfermeiros das redes de Atenção Básica e de Urgência e Emergência.

Novas medidas

O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos expediu, no último mês de junho, um ofício para Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav), com cartazes e material educativo para ser entregue a todos os viajantes da capital com destino a países com casos registrados da doença. A medida tem por objetivo reduzir o risco de contágio pelo vírus da Gripe A(H1N1) por pessoas residentes em Aracaju, tendo em vista que com a chegada das férias de inverno e o aumento do fluxo de viagens aumentam também as chances de disseminação da doença.