Estão expostos no mirante da 13 de Julho produtos da Associação das Feiras de Artesanato e Variedades da Orla de Atalaia (Afavoa) e do Centro de Artesanato Chica Chaves. No total, 13 artesãos exibem mais de 200 peças, entre bordados, trabalhos em cerâmica, bonecas de tecidos, vestidos, bijuterias e outros tipos de trabalhos. O valor das peças varia de R$ 1 a R$ 250.
A visitação acontece de segunda à sexta-feira das 9 às 19 horas, e sábado e domingo das 9 às 15 horas. A exposição termina no próximo dia 8. O mirante é gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), e destinado a artesãos que querem mostrar o seu trabalho.
Para a presidente da Afavoa, Givonilde Linhares dos Santos, ter um espaço onde artistas sergipanos possam expor sua arte é uma motivação enorme. "É uma oportunidade única para os artesãos mostrarem seu potencial, pois muitos ônibus de turismo passam pelo mirante e os turistas acabam levando nossas obras para outros Estados e países", explica.
Artesã há seis anos, Noêmia Maria das Chagas Mendonça, de 42 anos, já expôs seus trabalhos duas vezes no mirante da 13 de Julho e afirma que este período é muito bom para vender. "Eu sempre adquiro uma boa renda aqui no mirante, principalmente na época dos festejos juninos e férias escolares, quando aumenta o número de turistas. O melhor de tudo é que eu acabo divulgando o meu trabalho", relata.