Controle Interno passa por modernização

Controladoria Geral do Município
02/07/2009 15h13

A Secretaria Municipal de Controle Interno (Semci) está passando desde o mês de abril por um processo de modernização e planejamento de ações. A idéia é qualificar os trabalhos de acompanhamento da atuação das secretarias que exercem atividades-fim - saúde, educação, assistência social, entre outras.

Tida como peça-chave na engrenagem pública por viabilizar a execução de uma série de ações no município de Aracaju, a Semci participa da rotina das secretarias em geral, acompanhando empenhos, contratos, atos diversos, licitações, convênios e outras atividades.

De acordo com a secretária Lucivanda Nunes, a Semci é fundamental, pois avalia e orienta as demais secretarias na execução dos atos administrativos em geral, a fim de que haja conformidade com a legislação vigente. "A secretaria acompanha com caráter pedagógico todos os atos praticados e realiza uma fiscalização preventiva para que os gestores públicos tenham a segurança de que aquilo que eles estão fazendo está de acordo com a lei", explicou.

Ainda segundo ela, o prefeito Edvaldo Nogueira solicitou maior dinamismo por parte da secretaria e foi a partir daí que teve início o processo de modernização. "O prefeito, no último encontro de secretários e assessores, determinou que a prefeitura avançasse ainda mais para que a atual administração possa continuar cumprindo seu compromisso com a sociedade, que é o de realizar uma gestão que atenda aos anseios da população", relatou.

A modernização visa justamente dar suporte aos novos desafios e projetos da atual gestão e tornar a administração pública municipal muito mais dinâmica. Para isso, as melhorias devem ocorrer em todos os âmbitos: estrutura física, consolidação da imagem da secretaria, redefinição e regulamentação dos processos e redefinição do seu papel.

Etapas

O primeiro passo para alcançar esses objetivos já foi dado. Em junho, a secretaria realizou um seminário interno, voltado aos servidores. A idéia é que a partir do relatório produzido no encontro seja possível identificar a situação atual e a adoção de medidas efetivas.

"Os principais passos já estamos dando. Em três e quatro meses passaremos pela readequação física e mobiliária, mas o processo continua com a reestruturação dos processos internos a partir da redefinição do papel da secretaria", afirma Lucivanda, acrescentando que essas mudanças se refletirão diretamente na administração municipal.