PMA conclui mais 224 moradias no bairro Novo

Infraestrutura
03/07/2009 11h18
Início > Noticias > 38509

Pensando em reduzir o déficit habitacional e garantir moradias dignas a pessoas em situação de risco, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está construindo na zona de expansão da capital, entre os bairros Santa Maria e Aruana, um imenso pólo habitacional com mais de 2.000 residências. Nas próximas semanas, será concluída a construção de 14 blocos de apartamentos com 16 unidades cada, totalizando 224 moradias.

O investimento na obra é de R$ 5.921.146,89. Esta semana a empresa ganhadora da licitação está trabalhando no acabamento e nos serviços complementares, como pintura interna dos apartamentos, assentamento de bancos nas áreas comuns dos condomínios e instalação dos hidrômetros individuais. Divididos em dois condomínios, os apartamentos tem uma área de 36 m² e possuem uma sala, dois quartos, uma cozinha integrada à área de serviço e um banheiro.

Os futuros moradores receberão moradias completas com os sanitários, pias e tanques de lavar roupas já instalados. As unidades foram construídas com acabamento em cerâmica no piso de todos os cômodos e com um 1,6 metro nas paredes da cozinha e banheiro. Cada condomínio ainda conta com um reservatório superior de água com capacidade de armazenamento de até 60 mil litros. A medição de água e energia elétrica será individual e o gás canalizado.

A obra foi iniciada em fevereiro de 2007 e o prazo para conclusão dos serviços termina no mês de agosto deste ano, mas a previsão é de que a estrutura esteja pronta antes. "São apartamentos pequenos, mas muito bem divididos. Todos têm piso em cerâmica, revestimento, portas e janelas de excelente qualidade. O acabamento é realmente muito bom. Temos tido muito cuidado com os detalhes, buscando sempre alcançar o mesmo padrão adotado pela iniciativa privada", destaca o coordenador de obras, engenheiro José Henrique.

O presidente da Emurb, Paulo Costa, explica que o término da construção dos blocos de apartamentos não significa que a obra está pronta para ser entregue à população. "Além da pavimentação das ruas e dos sistemas de drenagem das vias, falta a implantação das redes de água e esgoto da Deso e de distribuição de energia. A conclusão desta etapa demonstra que as obras no bairro Novo estão andando a todo vapor. Assim que a infraestrutura for concluída, a Prefeitura entregará as residências aos futuros moradores", conclui.

Mais apartamentos

Na mesma área, a Prefeitura de Aracaju ainda está construindo mais 16 blocos com 16 unidades habitacionais, totalizando mais 256 moradias. Iniciada em janeiro deste ano, a obra representa um investimento de R$ 3.966.000,02 e tem prazo para conclusão de 365 dias.