Começa capacitação do Programa Esporte e Lazer da Cidade

Funcaju
03/07/2009 15h36
Início > Noticias > 38514

Teve início quarta-feira e prossegue até este sábado, dia 4,  no auditório da Biblioteca Pública Epifâneo Dórea, uma capacitação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), ministrado pelos representantes do Ministério do Esporte, profª Msc Aniele Assís e prof° Msc Paulo César Lima. Ao todo, 51 profissionais estão tendo a oportunidade de conhecer todas as diretrizes do programa.

Configurando como mais uma das ações da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), em parceria com o Ministério do Esporte/Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, o PELC tem como objetivo principal qualificar coordenadores e agentes sociais que atuarão em Aracaju. A qualificação, a princípio, terá duração de um ano, com a perspectiva de ter continuidade por mais tempo.

De acordo com a diretora de Esportes da Funcaju, Silvania Barros, o PELC é um dos principais programas de inclusão social realizados pelo Ministério do Esporte. "O programa busca ressignificar o lazer comunitário, atrelando o seu desenvolvimento às diretrizes da auto-organização e fomento à difusão cultural local, respeitando suas adversidades", informou.

Ações

As ações do Programa Esporte e Lazer da Cidade consistem em oferecer inclusão social em áreas carentes de políticas públicas, por meio de oficinas de dança, dança contemporânea, teatro, pintura, capoeira e confecção de produtos originados de objetos recicláveis. Além disso, haverá ainda atividades esportivas como handebol, futsal, futebol de campo, voleibol e ginástica geral nos sete núcleos montadas em praças do município.

Os locais selecionados para a realização das atividades são as praças Ulisses Guimarães (bairro Santos Dumont), Franklin Rooseweelt (Bairro América), Heráclito Rollemberg (conjunto Orlando Dantas), Osvaldo Mendonça (Bugio), Industrial Rodrigues da Cruz (Conjunto Augusto Franco), Padre Melo (bairro Santa Maria), além da Orlinha do Bairro Industrial.

Silvania Barros acrescenta que, paralelas a todas essas ações, acontecerão diversas apresentações artísticas e culturais. O público alvo do programa são crianças, adolescentes, adultos e idosos de todas essas comunidades e regiões circunvizinhas.