Projeto piloto para coleta seletiva será implantado no Santos Dumont

Saúde
03/07/2009 17h40

Nesta quinta-feira, 3, representantes da Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza, de escolas públicas do bairro Santos Dumont, do Conselho Local de Saúde e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participaram da primeira reunião para definição do projeto piloto para coleta seletiva de lixo na localidade. O encontro aconteceu das 9 às 11 horas, na própria USF.

Cerca de 30 pessoas participaram das discussões. Neste primeiro momento ficou acordada a realização do cadastramento dos catadores de lixo da área, além do fornecimento de quatro tonéis pela Emsurb, a ser instalados em três escolas do Santos Dumont e em frente à USF José Machado de Souza. O objetivo dessas medidas é dar o pontapé inicial para a coleta seletiva no bairro.

De acordo com a gerente da USF, Francis Lene Barros Bezerra, se o projeto for implantado com sucesso na localidade existe uma real perspectiva de levá-lo a outros bairros da capital. "Nosso objetivo é aumentar a renda de famílias desempregadas, de pessoas que vivem da coleta seletiva do lixo, além de contribuir para a limpeza do bairro e preservação do meio ambiente. Caso o projeto dê certo vamos estendê-lo a outras regiões", enfatizou.

No próximo dia 17 de julho haverá uma nova reunião entre os parceiros envolvidos no projeto. Este novo encontro contará com a presença de um novo aliado, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju/SE (Care). Nesta iniciativa, a Care se associará a Emsurb com o objetivo de beneficiar financeiramente os catadores.

A parceria entre essas duas empresas visa diminuir a ação dos atravessadores na compra do material selecionado para reciclagem. "Os atravessadores compram o material recolhido pelos catadores ao preço de R$ 0,08 por quilo. A Care valoriza o trabalho deste trabalhador comprando este produto por R$ 0,40", destacou a gerente da USF José Machado de Souza.