A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, realiza uma capacitação especial para os profissionais que atuam na rede pública de atenção psicossocial. A formação será ministrada pelos técnicos do Centre for Addiction and Mental Health (CAHM), referência no cuidado à saúde mental no Canadá. A capacitação, que tem início próxima segunda-feira, 6, terá duração de cinco dias e acontecerá das 8 às 17 horas no Real Classic Hotel, localizado na Orla de Atalaia.
O Centre for Addiction and Mental Health é reconhecido mundialmente pelos trabalhos desenvolvidos no tratamento à pacientes com transtornos mentais e dependência química. Visando otimizar os serviços prestados pela Rede de Atendimento Psicossocial (Reap), o município de Aracaju enviou em 2008 o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, para conhecer de perto estrutura, métodos e tecnologias utilizadas pelo centro canadense. A partir daí surgiu o convite para que os técnicos CAHM viessem a Aracaju para transmitir sua experiência aos profissionais da saúde mental dos Caps AD Primavera e AD Vida.
Serão capacitados os profissionais de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Aracaju e do Estado de Sergipe. Enfermeiros, psicólogos, médicos, técnicos em enfermagem, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e demais funcionários de nível médio e superior vão participar desta formação. Futuramente eles se tornarão multiplicadores para gestores e profissionais da rede psicossocial de todo o Estado de Sergipe
Cooperação técnica
Segundo o gerente do Caps AD Primavera, André Calazans, o convênio que pactuou esta capacitação é fruto do Tratado de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado, e o núcleo que compõe o CAHM. "Essa capacitação vem atender à demanda da sociedade aracajuana com relação às necessidades que vêm surgindo no trato à saúde mental no município. Essa formação trará novas concepções que abrangem desde questões básicas, como estrutura territorial, até o tratamento médico e psicológico dos dependentes", informou.
Ainda de acordo com André Calazans, os técnicos do CAHM estiveram em Aracaju no final do ano passado e se surpreenderam positivamente com a rede de atenção psicossocial da cidade. "A rede que compõe a saúde mental de Aracaju é uma das mais completas do país. Os canadenses ficaram positivamente surpresos com o que encontraram aqui e voltarão cheios de expectativas para aprimorar a abrangência dos serviços ofertados pela Rede de Atenção Psicossocial do município", pontuou.