Profissionais da saúde são formados pela metodologia de Paulo Freire

Saúde
06/07/2009 17h51
Início > Noticias > 38529

Cada indivíduo possui um saber e a partir deste se constrói outros saberes. É a partir dessa premissa da metodologia didática de Paulo Freire que 30 profissionais da saúde municipal da Prefeitura de Aracaju estão sendo capacitados. O curso 'A Educação Popular em Paulo Freire: Princípios de Métodos' acontece nesta segunda e terça-feiras, dias 6 e 7, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado na rua Luiz Carlos Prestes, bairro Ponto Novo.

O objetivo da capacitação é formar grupos de profissionais para construir estratégias à política de educação popular em saúde. "Serão formados profissionais do Programa Municipal Saúde da Família e da Coordenação de Vigilância em Saúde [Covis] com uma proposta diferente da metodologia tradicional, adotando os pressupostos da metodologia do educador brasileiro Paulo Freire no tocante à educação popular", destacou a coordenadora do Ceps, Ângela Leite.

Para aplicar a metodologia do famoso educador brasileiro, o professor de Ensino de Biologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCA/Sorocaba) e doutor em Educação pela Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Antonio Fernando da Silva Gouvêa, diz que os princípios usados no curso vêm resgatar os diferentes saberes para a construção da prática do diálogo em saúde.

"Este princípio de educação se volta aos excluídos, é democrático e envolve planejamento e diretividade. A idéia neste primeiro momento é que se desenvolva uma perspectiva de construção de soluções que tragam autonomia na prática dialógica em saúde neste município", enfatizou o professor.

A capacitação segue uma dinâmica que envolve o processo de construção do conhecimento e transformação da realidade. Ao longo das atividades, os alunos terão a oportunidade de desenvolver oficinas relacionadas com a metodologia aprendida aplicando-a à saúde. O objetivo é que se organize práticas de diálogos comunitários no atendimento à saúde, melhorando o acolhimento e os serviços prestados à população de Aracaju.