Prefeitura realiza Pré-Conferência da Assistência Social

Família e Assistência Social
07/07/2009 16h02
Início > Noticias > 38534

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) deram início na tarde desta segunda-feira à preparação para a VII Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no final do mês de julho. O evento contará com o apoio da Prefeitura de Aracaju.

A pré-conferência aconteceu no Oratório Festivo São João Bosco com a comunidade que abranje o Terceiro Distrito e os bairros Cirurgia, Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo, Siqueira Campos, Novo Paraíso, América e Centro. O objetivo foi instigar o debate acerca das principais dificuldades encontradas pelos usuários na participação no Cmas.

As prévias são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo, sociedade civil organizada e cidadãos comuns para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos de forma propositiva e deliberativa. Esssa é uma oportunidade de avaliar a política de assistência social e propor novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

Cada pré-conferência, além de discutir avanços e desafios encontrados na execução da política de assistência social, elege delegados governamentais e não governamentais. Esses representantes terão direito a voz e a voto durante a Conferência Municipal. Na tarde da última segunda-feira foram eleitos 12 delegados.

"Esse é um momento propício para discutirmos a política da assistência através do Sistema Único da Assistência Social [SUAS], junto com a comunidade local, além de esclarecer qual o papel dessa política. A participação das entidades não governamentais, governamentais e dos usuários é muito importante para que possamos eleger os delegados para a conferência municipal, que acontecerá ainda este mês", ressaltou a vice presidente do Cmas, Cristiane Ferreira.

Para a aposentada Jacira Santos, 70, as reuniões são importantes porque envolvem comunidade e gestores na busca constante pelo aprimoramente dos serviços prestados à população. "É muito importante participar de momentos como este para avaliarmos os serviços e ações desenvolvidos nas unidades da assistência social. O trabalho social aqui na nossa cidade tem dado resultados positivos, através dos programas sociais, como o Bolsa Família, que fazem com que o cidadão tenha sua própria renda.", afirmou.

Segunda a representante da Casa Doméstica, Quitéria da Silva Santos, a comunidade deveria participar mais desses debates que estão acontecendo nos cinco distritos de Aracaju. "Isso é enriquecedor para todos nós cidadãos e cidadãs. As pessoas desconhecem o poder que elas possuem e que só podemos avançar quando houver de fato a participação coletiva para reivindicarmos os nossos direitos", opinou.

Datas e locais das pré-conferências

Dia 7
Local: 5º Distrito - Instituto e Creche Menino Jesus
Horário: 13h
Endereço: Travessa Santa Gleide, 89, Bairro Olaria

Dia 9
Local: 2º Distrito - Cassajuta
Horário: 13h
Endereço: Rua Bolívia, s/n, Bairro América

Dia 10
Local: 4º Distrito - Escola 08 de Maio.
Horário: 13h
Endereço: Rua M, s/n, Porto D'anta

Dia 16
Local: 1º Distrito - Cras Benjamin Alves de Carvalho
Horário: 13h
Endereço: Rua Josué de Carvalho Cunha, 900, Coroa do Meio

Dia 17
Local: 1º Distrito - Escola Vitória do Santa Maria
Horário: 13h
Endereço: Rua A 4, s/n, Bairro Santa Maria