De 22 a 24 de julho o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) realiza mais uma mostra temática, com a exibição gratuita de filmes, sempre a partir das 19 horas. Este mês o tema da mostra é ‘Muito além da seca - um novo olhar sobre o Nordeste'. Os longas-metragens exibidos serão 'O Céu de Suely', 'Cinema, Aspirinas e Urubus' e 'Amarelo Manga'.
Os três filmes que mostram dramas pessoais e a realidade dos conglomerados humanos na região Nordeste, fugindo da caricatura já desgastada do sertão, da seca e do cangaço. Eles apresentam um recorte até então pouco conhecido, repleto de situações que denunciam os males da sociedade e os conflitos de um homem nordestino tão metropolitano e cosmopolita quanto qualquer brasileiro.
As apresentações são seguidas de debates e acontecem na sede do NPDOV, localizada na rua Lagarto, nº 2161, bairro São José. O telefone para contato é (79) 3211 1505. O Núcleo de Produção Digital é mantido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).
Dia 22/07 (quarta) - 19h - O Céu de Suely (2006, Brasil, 88 min.)
O filme conta a história de Hermila, uma jovem que volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para a casa de sua família, no interior do Ceará. Ela espera a chegada do marido que deve reencontrá-la. Mas ele nunca chega. Sozinha, Hermila tenta reinventar a sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para o lugar mais longe possível.
Dia 23/07 (quinta) - 19h - Cinema, aspirinas e urubus (2005, Brasil, 101 min.)
O roteiro se passa no sertão nordestino de 1942 e conta a história de um alemão, que para fugir da Segunda Guerra Mundial, vem trabalhar como vendedor de aspirinas para cidades no interior do Nordeste. Ele conhece Ranulpho, um paraibano que quer ir para outra cidade tentar trabalho. O filme é o relato de Ranulpho sobre essa viagem.
Dia 24/07 (sexta) - 19h - Amarelo Manga (2002, Brasil, 100 min.)
O filme é uma sucessão de curtas histórias envolvendo um bar e um hotel na cidade de Recife, que nos revela um mosaico de personagens vivendo em um bairro pobre da cidade. Um açougueiro e sua mulher evangélica, um necrófilo apaixonado pela dona de um bar, um homossexual apaixonado pelo açougueiro e outros, muitos outros personagens.