Saúde Mental capacita agentes comunitários

Saúde
13/07/2009 13h48
Início > Notícias > Saúde Mental capacita agentes comunitários

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá continuidade às capacitações em saúde mental para agentes comunitários da Rede de Atenção Básica (Reab) do município. Na manhã desta segunda-feira, 13, foi a vez da terceira turma ser capacitada. As aulas prosseguem até quarta-feira, 15, no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (Coeps/Cerest).

A expectativa é que, até meados de setembro, os cerca de 900 agentes comunitários que compõem a rede SUS aracajuana passem pela bateria de aulas. "Depois disso, eles estarão aptos a dispensar uma maior qualidade de atendimento às pessoas portadoras de tormentos psíquicos. Essa é uma oportunidade de sensibilização desses profissionais em relação ao assunto e de repactuar com eles a necessidade de ampliar a assistência em saúde de cada comunidade", informa a gestora da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), Simone Barbosa.

Dentre os assuntos abordados, estão o histórico da loucura; a apresentação da Reap e seus mecanismos de atuação; o quê são as doenças da mente, seus tipos etc. "Além disso, nós dedicamos um dia inteiro à explanação das políticas em álcool e drogas - tema muito importante na atualidade", afirma a também gestora da Reap, Kátia Aragão.

O agente comunitário de saúde é peça fundamental na promoção da qualidade de vida para a comunidade. Como morador do próprio bairro onde trabalha, ele é quem conhece o perfil da população local e sabe das necessidades de cada um. "Esse conjunto de aulas proporcionadas pela PMA é uma forma de valorização dos agentes comunitários. O acompanhamento do nosso trabalho é essencial, bem como a vontade em que estejamos qualificados", comenta o agente da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, Petrúcio Barros.