Quem precisar do serviço de ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em breve vai poder contar com um sistema de atendimento mais amplo e qualificado. A SMS acaba de aderir ao programa de ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A implantação do novo sistema está prevista para começar em setembro deste ano, quando os técnicos da ouvidoria de saúde de Aracaju serão capacitados para atuar conforme as mudanças sugeridas pela Ouvidoria Geral do SUS.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também assinou a adesão ao novo sistema de ouvidoria e passará pelo mesmo processo de capacitação e implantação. Na tarde desta segunda-feira, 13, técnicos da Ouvidoria Geral do SUS estiveram em Sergipe para conhecer de perto o atual sistema de ouvidoria. "Esta é uma visita técnica de articulação institucional com ouvidores do Estado e do município", evidenciou o diretor da Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fulgêncio.
Ainda de acordo com ele, a meta do novo sistema é descentralizar as ações desse órgão, tornando-o ainda mais acessível à população, o que possibilitará uma melhoria na gestão das próprias Secretarias. "Existem três grandes vantagens. A primeira delas é que o sistema seguirá um padrão nacional, coerente com a realidade do SUS. Segundo, haverá uma geração de relatórios muito mais detalhados. Terceiro, existirá uma padronização da linguagem utilizada em saúde", detalhou Fulgêncio.
Segundo a coordenadora da ouvidoria da SMS, Diana Freitas, o órgão possui atualmente um sistema de atendimento informatizado com rede própria. "Já funcionamos com o Nível 2 de atendimento, que dá conta dos registros de manifestação do público à Ouvidoria. Agora teremos a inserção do Nível 1, que permitirá a disponibilidade de um banco de informações técnicas do Ministério da Saúde, o que ampliará a capacidade dos nossos serviços", destacou Diana.
Os Estados de Pernambuco, Bahia e cidade de Guarulhos foram piloto na experiência de implantação do sistema integrado de ouvidoria do SUS. Devido ao êxito alcançado nesta primeira oportunidade, o projeto foi levado ao Estado de Goiás e à capital do Maranhão, São Luis, onde o sistema está em processo de implantação. "Em Sergipe, a implantação do novo sistema de ouvidoria do SUS vai agilizar o processo de manifestação da população sobre os serviços recebidos de forma anônima e sigilosa ou de forma aberta, conforme a vontade do informante", ressaltou a representante técnica da Ouvidoria da SES, Flávia Silvério.