Guarda Municipal de Aracaju reforça segurança nas escolas

Guarda Municipal
15/07/2009 09h29
Início > Notícias > Guarda Municipal de Aracaju reforça segurança nas escolas

Além da preocupação com formação de professores e melhorias nas estruturas das escolas, a Prefeitura de Aracaju (PMA) oferece segurança aos alunos dos ensinos médio e fundamental da rede pública municipal. Constantemente, são realizados patrulhamentos com o auxílio de motos e viaturas e policiamento a pé, de modo a cumprir um cartão programa de visitações. 

De acordo o diretor da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), major Edênisson da Paixão, a vigília é feita de forma permanente, com o auxílio de motocicletas e viaturas.  "A gente tem motos fazendo o patrulhamento, passando nas escolas e nos postos de serviço da guarda. Temos ainda viaturas e, em alguns locais, um policiamento a pé", informou.

As escolas contam ainda com um ou dois guardas fixos, a depender do tamanho, localização e estrutura, como é o caso do colégio Laonte Gama, no bairro Santa Maria. "As viaturas cumprem um cartão programa passando em todas as escolas. Em qualquer necessidade, o coordenador da escola mantém contato com a central e a central desloca uma viatura para cobrir a ocorrência", explicou o major.

A coordenadora pedagógica do colégio de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora Aparecida, na rua França, bairro Farolândia, Lindete Nunes de Oliveira Lima, conta que, mesmo durante o período de férias, as visitas ocorrem pelo menos duas vezes por dia."Hoje eles já passaram duas vezes. A gente tem um bom relacionamento com os guardas.Outro dia tinham uns meninos suspeitos por aqui, liguei e eles vieram na mesma hora", ressaltou.

Para melhor servir alunos, pais e professores, os profissionais de segurança estão participando de um curso de capacitação e atualização, seguindo uma matriz curricular estabelecida pelo Ministério da Justiça. O curso é composto por 562 aulas de disciplinas como ética e tiro. Após o treinamento, os aprovados farão uma avaliação psicotécnica, com um psicólogo da Polícia Federal, e receberão o porte de arma.