Prefeitura realiza Pré-Conferências da Criança e do Adolescente

Família e Assistência Social
14/07/2009 09h44
Início > Notícias > Prefeitura realiza Pré-Conferências da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), deram início aos preparativos para a VIII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto. As prévias são espaços democráticos nos quais os adolescentes têm a oportunidade de expor suas idéias e pensamentos, ajudando na melhoria das políticas públicas voltadas para eles.

Na tarde dessa segunda-feira, 13, dezenas de pessoas compareceram à Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Silva, no bairro Santa Maria, para participar do encontro destinado às comunidades do 1º Distrito, que engloba os bairros Santa Maria, Mosqueiro, Orlando Dantas e Augusto Franco.

O presidente do CMDCA, Humberto Góes, esteve presente e ressaltou a importância das prévias. "O que nós queremos é aproximar a comunidade das discussões sobre as políticas públicas para crianças e adolescentes, já que ainda há um afastamento muito grande da população na construção dessa política. Por isso as pré-conferências são de grande importância", destacou.

A conferência é um espaço mais amplo e é lá que serão discutidas e avaliadas diversas situações, e construídas novas perspectivas para a política de atendimento no município de Aracaju. "Esse será o momento de reunir poder público e toda a sociedade civil e debater situações reais e perspectivas futuras para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados", completou o presidente.

Cada pré-conferência, além de discutir avanços e desafios encontrados na execução da política para crianças e adolescentes, elege delegados. Esses representantes terão direito a voz e a voto durante a conferência municipal. Na tarde dessa segunda foram eleitos 20 delegados, sedo que desses, 10 são adolescentes.

Os jovens marcaram presença e demonstraram grande interesse na melhoria das políticas públicas voltadas para eles. "Aqui temos a oportunidade de expressar nossos sentimentos e nossa opinião, já que muitas vezes nós não temos direito a voz e aqui é diferente", afirmou Isabella Silva Nascimento, de 16 anos, integrante do Projovem Adolescente do Mosqueiro. "É sempre bom participar de encontros como esse porque aqui podemos melhorar o atendimento para os jovens", ressaltou Gean Santana Santos, 15 anos, também integrante do Projovem Adolescente.

"Esses encontros são de grande importância para que as leis possam ser respeitadas e discutidas, além de fazer com que toda a sociedade civil e o poder público possam unir forças para combater o desrespeito a crianças e adolescentes", destacou a assistente social da Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade, Maria José Bispo dos Santos.

Dias e locais das pré-conferências

Dia 14
Local: 1º Distrito - Instituto Dom Fernando Gomes
Horário: 13h
Endereço: 2º Distrito - Praça Dom José Thomaz, Siqueira Campos

Dia 15
Local: 3º Distrito - Fapese
Horário: 13h
Endereço: Rua Lagarto, 952, Centro

Dia 16
Local: 4º Distrito - Escola Estadual 17 de Março
Horário: 13h
Endereço: Rua Muribeca, Santo Antônio

Dia 17
Local: 5º Distrito - Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim
Horário: 13h
Endereço: Rua A4, 235, Bugio.