Secretaria de Finanças disponibiliza 80% dos serviços via internet

Fazenda
15/07/2009 10h33

Com cerca de oito anos de existência, o Portal do Contribuinte oferece vários serviços via internet com o intuito de facilitar a vida do internauta. Atualmente cerca de 80% dos serviços da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) da Prefeitura de Aracaju estão disponíveis on-line.

Com a informatização dos serviços, o contribuinte pode ser atendido no momento que desejar, uma vez que o portal funciona de maneira ininterrupta, durante os sete dias da semana.

"A idéia é dar maior comodidade ao contribuinte, fazendo com que ele não precise se deslocar do seu trabalho ou residência até a Secretaria de Finanças para resolver algum problema ou solicitar alguma informação, por exemplo", explicou o diretor de Administração Tributária da Sefin, Altamirando Dórea.

Segundo ele os serviços mais procurados são: solicitação de certidão negativa; liberação de consulta para abertura de empresas; consulta de débitos de IPTU; liberação de documentos de arrecadação municipal para pagamento de ISS, IPTU e outras taxas do município; e consulta da legislação tributária.

No Portal do Contribuinte também é possível tirar dúvidas sobre a cobrança do IPTU e do ISS; obter informações sobre o ‘Simples Nacional'; registrar queixas, dúvidas e sugestões; e ainda solicitar a emissão de notas fiscais.

Ampliação

Para ampliar a funcionalidade do Portal e facilitar ainda mais a vida do contribuinte, a Sefin planeja disponibilizar mais serviços via internet. "A idéia que até o final do ano quase 95% dos serviços prestados pelo nosso atendimento estejam disponíveis on-line", conta Altamirando Dórea.