A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), orienta e apóia empresas privadas e públicas que desejam participar do Programa de Coleta Seletiva do Lixo. A idéia é estimular a cooperação de todos e ampliar os benefícios da iniciativa.
Para isso, técnicos da Emsurb realizam palestras nas empresas que demonstram interesse em se inserir no programa. "Explicamos o conceito do programa, como implantar a coleta seletiva, o sistema de recolhimento de materiais e a atuação da Care [Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju]. Detalhamos todo o passo a passo para conseguir o envolvimento de todos", explica o palestrante e assessor da presidência da Emsurb, Marcus Goettenauer.
Na manhã desta terça-feira, 14, a equipe da Emsurb ministrou palestra na TV Sergipe com o objetivo de direcionar melhor as ações da empresa, que pretende implantar o programa dentro do ambiente de trabalho. "Nas reuniões da Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes], foi levantada a necessidade de abordar o tema. Se conseguimos cuidar do meio ambiente, conseguimos também cuidar de nós mesmos", destaca o analista administrativo da TV Sergipe, Fabiano Farias, sobre a iniciativa entrar em contato com a Emsurb para pedir orientação.
Conteúdo
As palestras da Emsurb consistem na apresentação do trabalho realizado pela Care, e na diferenciação entre lixo seco (reciclável) e úmido (orgânico e materiais não-recicláveis). Além disso, os palestrantes explicam todo o percurso do material recolhido até seu retorno ao mercado, após a reciclagem.
Caso o cidadão queira inserir seu bairro, empresa, escola ou condomínio no Programa de Coleta Seletiva, basta ligar para a Assessoria Técnica da Emsurb (3179-7001) e pedir orientação. "Se necessário, preparamos uma palestra de educação ambiental específica para a inserção do grupo no programa", expõe Célia Bastos, integrante da assessoria técnica.