Seminário integra profissionais dos programas de saúde e da Atenção Básica

Saúde
15/07/2009 11h45
Início > Noticias > 38610

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covis) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar um seminário sobre os indicadores do SUS e os programas assistenciais para a Rede de Atenção Básica (Reab). O evento tem início na tarde desta quarta-feira, 15, e prossegue até sexta, 17, na sede da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps). O público-alvo é formado por coordenadores das oito regiões da Reab, gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) e oito assistentes de coordenação.

Com a integração dos gestores das áreas programáticas e da Reab, a perspectiva é de melhoria dos indicadores de saúde da capital. "Nós apresentaremos as equipes e ofertas programáticas da área da vigilância em saúde; qualificaremos os gestores para o uso e acompanhamento dos indicadores a partir do seu espaço de gestão; e implementaremos isso nas Unidades de Saúde da Família", antecipa a coordenadora da Covis, Tânia Santos.

A Covis tem como prioridade a análise permanente da situação de saúde da população, além da organização e execução de práticas adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes.

Por sua vez, a Atenção Básica tem o papel de ser a porta de entrada do usuário ao Sistema de Saúde. A rede deve desenvolver responsabilidade sanitária sobre os territórios, considerando suas características sócio-culturais e a sua dinamicidade. De maneira programada, deve também organizar atividades que garantam a promoção de qualidade de vida da comunidade.