Escolas da rede municipal oferecem reforço escolar nas férias

Educação
15/07/2009 14h31
Início > Notícias > Escolas da rede municipal oferecem reforço escolar nas férias

Vinte escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de ensino estão oferecendo aos alunos, durante este período de férias, atividades complementares como reforço escolar, progressão e dependência. Além disso, a Emef Otília de Araújo Macedo, localizada no bairro 18 do Forte, está oferecendo colônia de férias nos períodos da manhã e da tarde; e a Emei Júlio Prado Vasconcelos, no São Conrado, realiza para seus pequenos atividades recreativas.

Uma das unidades que está desenvolvendo atividade de reforço é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no loteamento Pau Ferro. A ação foi iniciada na última segunda-feira e prossegue até o dia 24 desse mês. O intuito é trabalhar as maiores dificuldades que os alunos apresentaram durante o desenvolvimento do conteúdo do primeiro semestre, oferecendo atendimento individualizado e métodos dinâmicos de aprendizagem.

Aproximadamente 150 alunos do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental foram convidados para participar. O critério de seleção utilizado pelos professores foi baseado no desempenho e notas de cada estudante. As atividades dividem-se em dois momentos. O primeiro serve para apresentar o conteúdo ao aluno, discutindo e esclarecendo as dúvidas mais presentes.

Já o segundo é preenchido com atividades recreativas, a exemplo de jogos de xadrez, bingo e dominó, estimulando a capacidade de raciocínio e incentivando o exercício de auto-aprendizagem. Leitura e operações matemáticas são as dificuldades mais comuns entre os estudantes.

"O reforço é uma maneira de trabalhar as deficiências apresentadas pelos estudantes durante o primeiro semestre letivo. Diferente do trabalho desenvolvido em sala de aula, o reforço aborda o conteúdo de forma lúdica, trabalhando ao máximo sua estrutura para facilitar o entendimento do estudante", ressaltou a coordenadora pedagógica, Acácia Henrique de Santana.

Resultado

Para a professora estagiária de Educação Física, Juliana Santana, trabalhar o conteúdo usando métodos educativos diferentes como jogos e brincadeiras traduz um rápido resultado no método de ensino do reforço. "Existem muitos alunos que conseguem ler, mas a tarefa de separar as sílabas já é mais complicada. Dessa forma tentaremos unir os exercícios desenvolvidos em sala de aula com atividades de recreação", observou.

Cerca de dez profissionais dividem as atividades durante todo o período do reforço. Já os alunos estão divididos em oito equipes, que foram formadas de acordo com o grau de deficiência de cada um. O conteúdo trabalho no reforço é voltado para as necessidades de cada grupo.

Para Mikaela Silva, do 5º ano, o reforço proporciona ao aluno a possibilidade de exercitar as tarefas desenvolvidas em aula, suprindo suas deficiências e facilitando o trabalho de ensino-aprendizagem. "Minha maior dificuldade é na disciplina de matemática. Por isso, através das atividades de reforço pretendo alcançar o entendimento da disciplina", disse.

Preparação

O planejamento das aulas segue os cronogramas dos encontros. Geralmente após cada dia de reforço os professores são reunidos para repensar o processo que será utilizado no dia seguinte. "Do 1º ao 3º dia os professores submetem os alunos a uma prévia avaliação de nível de habilidades. A partir desse momento eles são distribuídos nas equipes de acordo com o resultado encontro", afirmou a coordenadora Acácia de Santana.