Escolas da rede municipal oferecem reforço escolar nas férias

Educação
15/07/2009 14h31
Início > Noticias > 38613

Vinte escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de ensino estão oferecendo aos alunos, durante este período de férias, atividades complementares como reforço escolar, progressão e dependência. Além disso, a Emef Otília de Araújo Macedo, localizada no bairro 18 do Forte, está oferecendo colônia de férias nos períodos da manhã e da tarde; e a Emei Júlio Prado Vasconcelos, no São Conrado, realiza para seus pequenos atividades recreativas.

Uma das unidades que está desenvolvendo atividade de reforço é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no loteamento Pau Ferro. A ação foi iniciada na última segunda-feira e prossegue até o dia 24 desse mês. O intuito é trabalhar as maiores dificuldades que os alunos apresentaram durante o desenvolvimento do conteúdo do primeiro semestre, oferecendo atendimento individualizado e métodos dinâmicos de aprendizagem.

Aproximadamente 150 alunos do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental foram convidados para participar. O critério de seleção utilizado pelos professores foi baseado no desempenho e notas de cada estudante. As atividades dividem-se em dois momentos. O primeiro serve para apresentar o conteúdo ao aluno, discutindo e esclarecendo as dúvidas mais presentes.

Já o segundo é preenchido com atividades recreativas, a exemplo de jogos de xadrez, bingo e dominó, estimulando a capacidade de raciocínio e incentivando o exercício de auto-aprendizagem. Leitura e operações matemáticas são as dificuldades mais comuns entre os estudantes.

"O reforço é uma maneira de trabalhar as deficiências apresentadas pelos estudantes durante o primeiro semestre letivo. Diferente do trabalho desenvolvido em sala de aula, o reforço aborda o conteúdo de forma lúdica, trabalhando ao máximo sua estrutura para facilitar o entendimento do estudante", ressaltou a coordenadora pedagógica, Acácia Henrique de Santana.

Resultado

Para a professora estagiária de Educação Física, Juliana Santana, trabalhar o conteúdo usando métodos educativos diferentes como jogos e brincadeiras traduz um rápido resultado no método de ensino do reforço. "Existem muitos alunos que conseguem ler, mas a tarefa de separar as sílabas já é mais complicada. Dessa forma tentaremos unir os exercícios desenvolvidos em sala de aula com atividades de recreação", observou.

Cerca de dez profissionais dividem as atividades durante todo o período do reforço. Já os alunos estão divididos em oito equipes, que foram formadas de acordo com o grau de deficiência de cada um. O conteúdo trabalho no reforço é voltado para as necessidades de cada grupo.

Para Mikaela Silva, do 5º ano, o reforço proporciona ao aluno a possibilidade de exercitar as tarefas desenvolvidas em aula, suprindo suas deficiências e facilitando o trabalho de ensino-aprendizagem. "Minha maior dificuldade é na disciplina de matemática. Por isso, através das atividades de reforço pretendo alcançar o entendimento da disciplina", disse.

Preparação

O planejamento das aulas segue os cronogramas dos encontros. Geralmente após cada dia de reforço os professores são reunidos para repensar o processo que será utilizado no dia seguinte. "Do 1º ao 3º dia os professores submetem os alunos a uma prévia avaliação de nível de habilidades. A partir desse momento eles são distribuídos nas equipes de acordo com o resultado encontro", afirmou a coordenadora Acácia de Santana.