Como a quantidade de pedestres e veículos aumenta ou diminui em certas áreas de Aracaju, de acordo com a constante reorganização urbana da cidade, é comum que hajam modificações estruturais nas vias públicas. Essas mudanças, executadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), podem ser identificadas em ruas e avenidas que têm o sentido alterado ou em retornos que mudam de lugar, só para citar dois exemplos.
Na medida em que vão surgindo novos distritos ou conjuntos, surgem também novas rotas para motoristas e motociclistas. Além disso, existe a tendência de aumento do fluxo de veículos nas principais e mais tradicionais vias de Aracaju. Com isso, a Superintendência de Transporte e Trânsito age no sentido de realizar os ajustes necessários à boa fluidez do trânsito na capital sergipana.
De acordo com Fernando Nunes, da Diretoria de Planejamento e Sistema da SMTT (DPS), tudo isso explica o constante ordenamento do trânsito da capital sergipana. "A cidade muda constantemente, sem contar que todos os dias mais e mais carros passam a circular por nossas ruas e avenidas. Com isso, as demandas por modificações nas vias públicas da cidade vão surgindo", explicou.
Modificações
Entre as principais modificações estão o fechamento e abertura de retornos, mudanças no sentido de ruas e avenidas e, como consequência, alterações na sinalização. Por vezes,no entanto, as mudanças devem partir dos próprios condutores. "Um bom exemplo, que repercutiu muito, foi a proibição de se estacionar na avenida Barão de Maruim. Este ato da SMTT foi levado adiante para melhorar os escoamento de veículos na avenida, que é bastante movimentada", lembrou o diretor do DPS.