Pré-conferência da Criança e do Adolescente prepara sociedade civil para Conferência Municipal

Assistência Social e Cidadania
20/07/2009 14h23

A Prefeitura de Aracaju e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vem promovendo em toda a cidade encontros preparatórios para a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Cirança e do Adolescente, que acontecerá no início do próximo mês. Na tarde da última quinta-feira, 16, foi a vez dos moradores dos bairros Porto D'anta, Santo Antônio, 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova e Bairro Industrial discutirem as políticas públicas para o público infanto juvenil e a promoção e a universalização de direitos.

O encontro foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e reuniu na Escola Estadual 17 de Março, localizada no bairro Santo Antônio, representantes do Orçamento Participativo do município, da Associação de Moradores e Amigos da Nova Brasília (AMANB), além de técnicos e jovens atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan.

De acordo com a presidente AMANB, Marli Oliveira Ribeiro Silva, os temas levados à pré-conferência vem sendo debatidos cotidianamente na sua instituição com o objetivo de fazer valer os direitos da criança e do adolescente. "Quando a gente traz um tema instigante como esse para discussão com os representantes dos órgãos do Sistema de Garantia e entidades envolvidas com a infância e adolescência e a comunidade local, vemos que é possível mudar essa realidade e garantir de fato os direitos da criança e do adolescente", ressaltou.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Semasc, Telma Maria Teles Vieira, a questão da conscientização em relação aos direitos e deveres, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), faz parte dos programas e serviços sociais desenvolvidos nos Cras e Creas. "Este momento é muito importante para crianças e adolescentes da nossa cidade poderem participar de um evento como este, onde acontece o verdadeiro exercício da cidadania", destacou.

Esse encontro encerrou a etapa das pré-conferências para a VIII Conferência municipal da Criança e do Adolescente. Foram realizados encontros nos cinco Distritos da capital, sendo que o de quinta-feira reuniu as comunidades abrangidas pelo 4º Distrito, dos cinco existentes na capital.