PMA encerra debates sobre as Pré-Conferências da Assistência Social

Assistência Social e Cidadania
20/07/2009 15h32

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) encerrou na tarde da última sexta-feira, (17), a série de cinco encontros preparatórios para a VII Conferência Municipal da Assistência Social, que irá acontecer no final deste mês. Os debates fora mrealizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes dos Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS). O objetivo das pré-conferências foi avaliar e discutir em grupos setoriais as diretrizes para aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na perspectiva da participação e do controle social.

Participaram das pré-conferências, cidadãos e cidadãs acima de 16 anos, na condição de representantes do segmento de usuários; entidades inscritas no CMAS, através dos membros de sua diretoria, na condição de representante de seu segmento (cada entidade poderá indicar até dois representantes); trabalhadores da área social, desde que comprovem o exercício profissional na área de Assistência Social, na condição de representante do segmento dos trabalhadores. Os cinco Conselhos Tutelares , adolescentes do ProJovemAdolescente e a comunidade em geral.

De acordo com a Conselheira do CMAS, Albany Mendonça, o controle social foi o tema central das pré-conferências. "O tema utilizado este ano traz no seu bojo a participação da população na gestão pública, possibilitando aos cidadãos e cidadãs meios e canais de fiscalização e controle das instituições governamentais e não-governamentais. Além disso, a comunidade conheceu como se dá a política pública direcionada à criança, ao adolescente, ao idoso e à comunidade como um todo", ressaltou.

Albany também fez uma análise dos avanços e desafios em relação a política de assistência social na cidade de Aracaju. "Este é um momento muito oportuno em relação à política pública da assistência social, que hoje é referência nacional. Conseguimos implantar 14 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), três Centros Especializados da Assistência Social (Creas) e quatro Unidades Sócioeducativa (Uses), além da Central de Acolhimento Permanente ‘Projeto Acolher' - Da Rua á Cidadania. Esse foi um grande avanço", reforçou.

Segundo o presidente da União das Associações de Bairros de Aracaju (UABA), José Valmir Santos, as pré-conferências são muito importantes para comunidade. "Esses são espaços públicos, amplos e democráticos de discussão e avaliação coletivas, que fazem com que surjam propostas e estratégias de organização para melhoria para comunidade local. Por isso, aproveitando a oportunidade, quero parabenizar o CMAS, a Semasc e a Prefeitura de Aracaju pelo evento", registrou Valmir.

Para o público jovem, a participação foi ainda mais marcante. "É uma satisfação total poder participar dessa pré-conferência e ainda poder participar da VII Conferência Municipal da Assistência Social, que irá acontecer no final deste mês. Acho que este foi um momento único na vida de cada adolescente aqui presente, pois estivemos reunidos para debater os problemas referentes às nossas comunidades, como também reivindicar melhoria para nosso bairro", afirmou o integrante do ProJovemAdolescente, Luan Souza Menezes, 17.