Prefeitura de Aracaju amplia usina de asfalto

Infraestrutura
21/07/2009 12h02
Início > Noticias > 38656

A produção de asfalto na capital sergipana, que atualmente chega de 60 a 80 toneladas por hora, vai aumentar ainda mais, passando de 80 a 100 toneladas/hora. Na avenida João Bebe Água, localizada na região da Grande Aracaju, a Prefeitura Municipal (PMA) constrói a nova usina para fabricação de cimento asfáltico. A expectativa é que entre em funcionamento nos próximos 90 dias.

De acordo com o diretor de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sandoval Romão Batista, o trabalho de ampliação e modernização das instalações servirá para atender a uma demanda cada vez maior, irá melhorar a qualidade do material produzido e ainda terá menos impacto no meio ambiente.

"O maquinário atual foi instalado em 1985, mas tem um funcionamento perfeito. No entanto, ele vai permanecer para atender às demandas relativas a pequenas quantidades. As obras maiores serão contempladas pela nova produção", explica o diretor de Operações da Emurb. A necessidade de aquisição do cimento asfáltico da PMA vem tanto do setor público quando da iniciativa privada.  

Construída com recursos próprios da Prefeitura de Aracaju, a obra da usina está orçada em R$ 2.120 milhões. Os equipamentos modernos, que incluem os dosadores de agregados, como areia e brita, e filtros adaptados, foram encomendados a uma empresa do Rio Grande do Sul comandada pelo grupo alemão Wirtgen.

Controlador de poluentes

"Além de aumentar a produção, nós iremos ajudar a conservar o meio ambiente, pois o filtro do dosador inclui um controlador de poluentes. Tudo está ocorrendo conforme a legislação ambiental", afirma Sandoval Romão.

Segundo o diretor de Operações da Emurb, a obra deverá ser concluída em breve. "Em cerca de 90 dias, o novo maquinário já estará funcionando perfeitamente. Enquanto isso, trabalhamos com o atual. As pequenas demandas ficarão com a usina antiga e as maiores demandas ficarão com a maior e mais moderna", garante.