Município combate infestação de caramujos no Santa Maria

Saúde
21/07/2009 18h33
Início > Noticias > 38666

Nesta terça-feira, 21, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou uma ação de controle à infestação de caramujos no bairro Santa Maria. O molusco é um propício hospedeiro da esquistossomose, doença infecciosa aguda transmitida pelo Schistosoma Mansoni e conhecida popularmente como Barriga d'água ou Amarelão. Cerca de dez agentes de endemias visitaram 80 casas das avenidas Vermelha e Amarela, onde é grande o índice de infestação.

"Realizamos o inquérito in loco que consiste na coleta de caramujos para exame laboratorial, que determina as incidências positivas de esquistossomose, ou seja, se a espécie é hospedeira do Schistosoma Mansoni. Além disso, fazemos um trabalho de conscientização através de folders educativos que informam as formas de contágio da doença", salientou o supervisor do Programa Municipal de Combate a Esquistossomose, José Chagas Sobrinho.

Ainda de acordo com Chagas, a esquistossomose é transmitida por meio do contato direto de veiculação hídrica. "A pessoa deve evitar o contato com a água infestada pelos caramujos. Ao se deparar com o molusco, o indivíduo deve ligar para Unidade de Saúde da Família ou o Centro de Controle de Zoonoses para notificar a ocorrência e em hipótese nenhuma manipular o caramujo", alertou.

Notificação

O CCV foi notificado do alto índice de infestação de caramujos com risco de esquistossomose nos bairros da zona de expansão de Aracaju na última sexta-feira, 17. De imediato, nesta segunda-feira, 20, uma equipe foi deslocada para o bairro Santa Maria, o mais acometido pelos caramujos hospedeiros da verminose. Além do trabalho educativo e de coleta dos caramujos para exame laboratorial, o centro realiza a distribuição de recipientes para a coleta de fezes para o exame parasitológico, que diagnostica a doença.

A dona de casa Rosangela da Silva Novais, 29 anos, recebeu a visita dos agentes de endemias na tarde desta terça-feira. "Acho esse trabalho muito importante. Eu mesma não sabia o que era a doença". Ela será submetida a exame parasitológico e receberá o resultado na residência. Caso Rosangela seja diagnosticada infectada pela doença, ela será acompanhada pelo agente da unidade de saúde referente a área onde mora e receberá gratuitamente a medicação, acompanhamento e tratamento necessários à sua recuperação.

Prevenção

Para prevenir a Esquistossomose é preciso evitar o contato da pele com água contaminada na qual vivem os caramujos que carregam a esquistossomose. Devem ser evitados banhos de lagos, canais ou rios onde os parasitas Schistosoma estiverem alojados.  O contato manual direto com o caramujo também pode transmitir a doença. Exames parasitológicos devem ser realizados duas vezes ao ano.