Doações por telefone ampliam acervo da Biblioteca Clodomir Silva

Funcaju
28/07/2009 15h40
Início > Noticias > 38673

A melhor maneira de reciclar um livro é emprestando-o ou fazendo doação. Ciente disso, há aproximadamente cinco anos, a Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esportes (Funcaju), recebe doações de livros usados, e por conta disso, aumentou consideravelmente o seu acervo, principalmente depois que disponibilizou equipes para buscá-los nas residências dos doadores.

De acordo com a bibliotecária Nancy Vasconcelos, além de ampliar o acervo da  biblioteca, o serviço dá oportunidade às pessoas interessadas em doar livros, mas que não têm tempo para fazê-lo. "Essa dinâmica veio para beneficiar ainda mais os usuários da biblioteca e trazer comodidade para o doador", explica.

Ela acrescenta que, há alguns anos, as pessoas queriam fazer doações, mas não tinham meios de levar os livros. "Muitas das vezes elas moram distante da biblioteca e a quantidade de livros que têm para doar é grande, dificultando a locomoção", reitera Nancy.

Por conta do serviço oferecido pela biblioteca, o acervo literário do espaço tem aumentado a cada dia. "Temos mais de 15 mil títulos catalogados e aproximadamente 20 mil para catalogar", declara a bibliotecária. Ela afirma ainda que as doações são variadas, indo de romances a livros infanto-juvenis, livros de Direito e best-sellers, mas com a predominância de livros didáticos.

Quando há duplicidade nos títulos, a Biblioteca Clodomir Silva faz doações para outras bibliotecas municipais. "No momento temos um grande volume de livros a serem doados para as bibliotecas da Barra dos Coqueiros e de Nossa Senhora do Socorro", ressalta Nancy.

Procedimento

O interessado em ofertar os livros liga para a biblioteca, as bibliotecárias fazem o agendamento e, na mesma semana, um carro vai até a residência do doador, que por sua vez assina um termo de doação.

Ao chegar na biblioteca, é feita uma triagem dos livros. Eles são analisados e depois passam por um processo de limpeza. Em seguida, os exemplares são classificados, catalogados, etiquetados, carimbados e só depois ficam disponíveis nas prateleiras para consultas e empréstimos.

Para fazer o agendamento da doação, o cessionário pode ligar para os telefones (79) 3179-1380 e 3179-1342, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva fica situada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 13 horas.