Beneficiários do Bolsa Família e Projovem participam do programa Cozinha Brasil

Família e Assistência Social
22/07/2009 16h19
Início > Noticias > 38675

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Sesi e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vem promovendo o curso Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente, que tem como principal objetivo contribuir para o combate a fome, por meio da promoção de uma alimentação saudável, nutritiva, de baixo custo e com cem por cento de aproveitamento, perante todas as camadas da população.

O evento vem sendo realizado desde o dia 20, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, localizado no bairro Cidade Nova e se estenderá até o dia 24 deste mês. Cerca de 50 pessoas, entre usuários do Programa Bolsa Família, integrantes do Programa ProJovem Adolescente, além de técnicos do Cras, participam do curso.

De acordo com a coordenadora de Programas Especiais da Semasc, Telma Maria Teles Vieira, o programa de educação alimentar e nutricional, além de beneficiar a comunidade em termos de economia no lar, irá gerar renda para toda família. "O Programa tem um caráter educacional, além de ampliar conhecimentos e melhores práticas nutricionais. No entanto, os cursos são ministrados por nutricionistas do Sesi, têm carga horária de 10 ou 20 horas e orientam a população sobre como reaproveitar, produzir, processar, consumir e conservar os alimentos da melhor forma possível, evitando assim o desperdício", destacou.

A coordenadora falou ainda a respeito da divulgação do curso Cozinha Brasil, a ser desenvolvido nos 14 Cras. "Este curso teve início no mês de junho, com a primeira unidade social a ser beneficiada sendo o Cras Antônio Valença Rollemberg, localizado no Conjunto Augusto Franco. Até fevereiro de 2010 ele se estenderá aos demais Cras", complementou.

Mais benefícios

Para a coordenadora do Cras Risoleta Neves, Renata Fagundes dos Santos, os espaços oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Semasc, têm como objetivo fazer com que essas famílias possam gerar seu próprio negócio. "Este curso de alimentação oferecido pela Prefeitura em parceria com o Sesi, só irá trazer benefícios a toda comunidade desse distrito e aos meninos e meninas que fazem parte do ProJovem Adolescente; além disso, faz com que as pessoas possam reaproveitar os alimentos", afirmou.

De acordo com a coordenadora, iniciativas como essa promovem a verdadeira cidadania "Os espaços estão abertos para os parceiros que queiram contribuir em benefício de todas as famílias desse distrito", completou.

"A expectativa é grande em aprender sobre a valorização dos alimentos, como também aumentar a renda familiar. Além de participar dos cursos oferecidos pelo Cras, a gente faz amigos. No entanto, estes dois dias de curso tem sido importantes para mim e tenho observado o quanto desperdiçamos os alimentos", disse o integrante do ProJovem Adolescente, Marcos Alexandre Santos.