Inicialmente planejado para atender aos anseios dos servidores municipais, em 2001, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) fez tanto sucesso que teve que ser estendido a todos os aracajuanos. Hoje considerada uma das mais importantes políticas de habitação e desenvolvimento urbano já implementadas no Brasil, a iniciativa tem a capital sergipana como referência nacional.
O presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Carlos Magno Garcia, acredita que a credibilidade do programa se deve a alguns diferenciais, como a seriedade e qualidade das obras. "Em Aracaju, foram escolhidas áreas nobres para a construção das casas, ou seja, bairros bem localizados e estruturados. Em outros estados, as escolhas foram aleatórias e, por conta disso, muitos empreendimentos hoje estão depredados", afirma Carlos Magno.
Atualmente, a Fundat contabiliza mais de 43 mil inscritos nos programas habitacionais da Prefeitura de Aracaju. "A PMA deu oportunidade de moradia a cidadãos com diversos níveis de renda, a custos baixos. Priorizamos os cidadãos que não têm condições de adquirir imóveis através das construtoras", explica o presidente.
Em oito anos, já foram entregues 38 condomínios do PAR, o que totaliza oito mil unidades residenciais. Segundo o presidente da Fundat, a população deve esperar mais um tempo para o lançamento do próximo empreendimento.
"O ‘Minha Casa, Minha Vida', que deverá contemplar 4.560 famílias aracajuanas, vem complementar as políticas habitacionais da PMA. Por conta disso, estamos todos empreendendo esforços para essa nova empreitada: a Prefeitura de Aracaju, o governo federal e a Caixa Econômica Federal", adianta Carlos Magno.
O 38º condomínio finalizado foi o José Rosa de Oliveira Neto, localizado no conjunto Santa Lúcia. Com um investimento de R$ 6.231.679,00, o condomínio contempla 208 famílias, inclusive a da estudante Gabriela Brito. Com apenas 16 anos, Gabriela já identifica as vantagens da estrutura física do condomínio. "Eu gosto muito daqui, o espaço é grande", afirma Gabi, como é chamada pelas amigas do condomínio.