Prefeito empossa Conselho Municipal de Habitação de Aracaju

Planejamento e Orçamento
23/07/2009 14h09
Início > Noticias > 38683

Por entender o direito à moradia como forma de assegurar cidadania aos aracajuanos, o prefeito Edvaldo Nogueira participou na manhã desta quinta-feira, 23, da posse do Conselho Municipal de Habitação de Aracaju. A solenidade aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Durante a posse do conselho - que existe há quatro anos - a minuta com o regimento interno foi repassada para apreciação dos conselheiros, que deverão votar na próxima reunião, cuja data ainda será definida.

"Precisamos criar formas de integrar e não de separar a sociedade. Meu papel é de tentar unir os diversos segmentos sociais e vencer o déficit habitacional que existe em Aracaju. Por isso vou entregar já no próximo ano 171 ruas e 2.300 casas no bairro Santa Maria", ressaltou Edvaldo Nogueira.

Na percepção do vice-prefeito, secretário municipal de Planejamento e presidente do Conselho de Habitação, Silvio Santos, sua posse é fruto da militância política desenvolvida há alguns anos.  "Defendíamos para os novos tempos a democracia e a participação da sociedade. Não foi com pouca luta e coragem que conseguimos espaço na Constituição de 1988 e felizmente o país foi conseguindo incorporar esta bandeira de participação popular", completou.

A coordenadora da Central de Movimentos Populares (CMP), Roseane Patrício, mostrou-se satisfeita pelo pioneirismo do movimento urbano de Aracaju em relação ao país na discussão ampla do Conselho Municipal de Habitação.  "Estamos felizes porque a nossa moradia popular vai ser alcançada", ressaltou.

Para o representante da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi/SE), Eduardo do Prado Barreto, a importância deste momento reside no fato da discussão e do planejamento do crescimento da construção civil. "Outro aspecto importante é o fortalecimento da sociedade civil", destacou. 

Já para o representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Sergipe (Sinduscon), Júlio César de Vasconcelos, a aproximação do sindicato com a prefeitura e os movimentos sociais é de fundamental importância para que um projeto tão grandioso funcione e consiga alcançar seus objetivos.

Presenças

Marcaram presença na solenidade os representantes da secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Maria de Abreu; Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Ana Regina Fontes; Procuradoria Geral do Município (PGM), Camila Brito Ferreira; Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Roberto Costa; Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Edivaneide Souza Paes, além do secretário chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, e do presidente da Norcon, Tarcísio Teixeira.